Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Consumidor - Dia das Mães: cuidado com os apelos do comércio ajuda a preservar seu orçamento 

Data: 30/05/2007

 
 

Todas as datas comemorativas são iguais: o comércio lota as vitrines de produtos com bastante antecedência, a fim de atrair os consumidores. E para dar aquele "empurrãozinho", anuncia promoções, condições especiais etc.

No entanto, quem quer manter as contas em dia e chegar ao fim do ano sem dívidas não deve se deixar levar por estes apelos e consumir com consciência.

Cuidados para não se endividar
Antes de sair por aí comprando tudo o que você acha que sua mãe merece, faça uma previsão de quanto do seu orçamento poderá ser destinado ao presente e tome cuidado com os truques usados pelos lojistas.

Em primeiro lugar, evite as compras por impulso e analise bem se aquela blusa linda vai ser realmente útil para sua progenitora. Lembre-se que o gosto dela é o que mais importa, e não o seu, e que o item escolhido deve se encaixar nas suas contas, e não nas dela.

Outra dica fundamental é realizar uma boa pesquisa de preços, em pelo menos três estabelecimentos diferentes que vendam o mesmo produto. Desta maneira, é possível conferir se as "promoções" não passam de uma maneira de atrair mais consumidores.

À vista ou parcelado?
A resposta depende da condição financeira de cada um. Quem tiver a quantia disponível agora deve priorizar o pagamento à vista, para evitar dívidas nos próximos meses, quando virão o Dia dos Namorados, dos Pais , das Crianças etc.

No entanto, se for impossível pagar o presente de sua mãe em uma única vez, faça o mínimo de parcelas possível. Lembre-se também de que as prestações devem ser baixas, a fim de que você não fique inadimplente.

Direitos do consumidor
Para evitar dores de cabeça no futuro, valem as dicas de sempre: exija a nota fiscal e guarde todo o material publicitário que você conseguir. Se o pagamento for feito em cheques pré-datados, peça para o vendedor anotar os valores e datas de depósito no cupom fiscal.



 
Referência: -
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
ImóveisMoradores não querem assumir responsabilidades e síndico se torna profissão
Modelos de documentosCarta de Cobrança (08) -Tom Medianamente Forte
Negócios / EmpreendedorismoGuia de Negócios
Carreira / EmpregoCom fofocas e atrasos, profissional pode perder 13 dias de trabalho
LeisAutoriza o Departamento Nacional de Registro do Comércio a estabelecer modelos e cláusulas padronizadas destinadas a simplificar a constituição de sociedades mercantis
Finanças pessoaisVocê participa ativamente do orçamento da sua família?
Economizar / PouparTelefone: será que você anda gastando na conta de telefone demais?
Dívidas / Endividado ?Atrasou o pagamento do seguro? Saiba quais são as consequências
Finanças pessoaisComo funciona o dinheiro
Carreira / EmpregoComo driblar a insegurança no primeiro emprego?