Dificilmente os profissionais fazem perguntas inusitadas aos responsáveis
pela avaliação de desempenho na hora do feedback. Por vezes, eles questionam os
resultados e outros pontos, que não são exatamente aqueles que os afligem no
dia-a-dia.
A sócia da SEC Talentos Humanos, Vivian Maerker, explica que isso acontece
porque as pessoas não têm o costume de se preparar para a reunião de feedback.
"É preciso se preparar para a reunião, fazendo um levantamento do trabalho
executado no período abrangido pela avaliação. O ideal é utilizar a reunião para
trocar idéias: concordar, discordar e tirar dúvidas".
Em outras palavras, é o momento ideal para que você se aprofunde nas questões do
trabalho que o tiram do sério, sem medo e de forma sincera. "Pergunte como pode
fazer diferente, pergunte tudo que precisar, pois quem dá o feedback geralmente
esquece muitas coisas e escolhe apenas alguns tópicos", conta Vivian. "O
feedback deve ser utilizado como ferramenta de direcionamento da carreira".
Não é difícil entender por que o avaliador esquece alguns pontos da avaliação.
As empresas costumam dedicar poucos dias à avaliação de desempenho, de forma que
são realizadas várias reuniões de feedback seguidas.
Assuntos delicados
Supondo que você acredite que deixa a desejar na execução de determinada
atividade. Ao se comparar com os colegas, nota que está um nível abaixo, e que
tem algumas dificuldades. Mas o avaliador não faz nenhuma referência ao assunto
durante a reunião de feedback. É a hora de trazer o problema à tona, sem receio
do que pode ouvir. "As pessoas têm medo porque acreditam que é uma reunião para
receber críticas".
Os questionamentos também são mais do que válidos, porém, tenha cuidado dobrado
ao discordar. "A conversa é uma via de duas mãos, de maneira que o profissional
tem direito de concordar e discordar. Mas discordar é perigoso. A discordância
deve se dar para entender melhor a situação, e nunca pode denotar uma afronta".
Portanto, a recomendação é não enfrentar e evitar ser agressivo nas palavras.
"Você pode acreditar que está fazendo o melhor, mas nem sempre o melhor é o
certo. É importante entender a visão do líder", conclui Vivian. Anotou as dicas?
Então, boa sorte na reunião!