Carreira / Emprego - Emoções no trabalho: coach orienta profissionais a lidar com elas!
Quem, quando criança, nunca ouviu que não deveria chorar, porque assim estaria
passando vergonha? Homens e mulheres cresceram com a idéia de que mostrar
sentimentos é uma fraqueza. "Somos treinados desde cedo a não expressar nossas
emoções", diz Emerson A. Ciociorowski, coach e autor do livro "Executivo, o
super-homem solitário".
A atitude, quando levada para o ambiente corporativo, por sua vez, pode trazer
prejuízos. Para se ter uma idéia, de acordo com o escritor, para o perfeito
exercício da liderança, é necessário ter 30% de conhecimento técnico e 70% de
conhecimento do gerenciamento de relacionamentos e emoções.
"Por isso, é fundamental desenvolvermos nossa inteligência emocional, o que
significa desenvolver nossa capacidade de reconhecer emoções, as nossas e as
alheias, e saber lidar com elas de maneira apropriada dentro do contexto em que
estamos atuando".
Nem tão emocional nem tão racional
Se, por um lado, um indivíduo que abusa do sentimentalismo pode mesmo estar mais
frágil no ambiente de trabalho, aquele que somente dá espaço à razão terá mais
dificuldades em lidar com as pessoas. A vida de um ditador seria mais leve, se
ele não desse tanta vazão ao racional. Afinal, se sentiria mais seguro e menos
frustrado.
"Chefes autoritários e centralizadores até conseguem resultados. Entretanto, a
pergunta que fica é: dados os vários atributos de um líder, que resultados
adicionais poderiam ser alcançados se fossem mais flexíveis, ouvissem mais seus
colaboradores e os estimulassem a tomar decisões?", diz Ciociorowski.
A luta pelo controle dos sentimentos
As emoções básicas (medo, amor, raiva, surpresa, alegria e tristeza) surgiram
nos mamíferos, sendo fundamentais para o processo de luta e fuga. Nos seres
humanos, localizados no sistema límbico, os sentimentos são responsáveis por
respostas naturais do processo reprodutivo, da sensação de fome e da reação a
agressões.
"Como o sistema límbico está em constante interação com o córtex cerebral, e a
uma grande velocidade, é possível explicar como facilmente perdemos o controle
sobre nossas emoções". Ainda existem as emoções secundárias, que nascem das
experiências e da aprendizagem. O único sentimento que não é natural é a culpa.
É necessário levar os sentimentos para o ambiente de trabalho, mas sem que ele
tome conta de você. Mas como fazer isso? De acordo com o escritor, é preciso
reconhecer as próprias emoções, para poder compreender aquele com quem se
relaciona e abrir espaço para discussões.
Lidando com as emoções no trabalho
Veja as dicas que o autor do livro dá para que você lide com a emoção no
ambiente empresarial:
- Procure, várias vezes durante o dia, fazer a pergunta: que emoção estou
sentindo agora?
- Comece identificando se o sentimento é bom ou ruim, se é novo ou antigo;
- Procure sempre dar nome ao que você está sentindo: que emoção ou que
sentimento é esse? Este processo lhe dará mais tranquilidade e lhe conduzirá
a um maior autoconhecimento;
- Ajude os outros a reconhecer suas emoções. Quando alguém ao seu lado não
estiver bem, pergunte o que ele está sentindo, ao invés de perguntar qual é
o seu problema;
- Nenhuma emoção é permanente. Reconhecer o que se está sentindo é o
primeiro passo para modificar um determinado estado.
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