Carreira / Emprego - Consultor aponta o que é fundamental para a satisfação profissional
O consultor e professor de MBA da FGV (Fundação Getúlio Vargas), Cláudio
Tomanini, afirma que as três necessidades fundamentais para que um profissional
execute suas tarefas com satisfação são: relacionamento, poder e realização.
De acordo com ele, somente proporcionando isso para os funcionários é que a
empresa ganhará em produtividade. "O trabalho precisa ser desafiador, e como
este conceito é individual, o gestor precisa identificar o que é estimulante
para cada funcionário", afirma.
Voltando-se um pouco à história, o professor explica que a valorização do
capital humano dentro das empresas ganhou visibilidade quando foi relacionada ao
ganho em produtividade. As companhias têm percebido, de acordo com ele, que
precisam motivar os funcionários.
Motivação e satisfação
"Conjunto de fatores psicológicos (conscientes ou inconscientes) de ordem
fisiológica, intelectual ou afetiva, os quais agem entre si e determinam a
conduta de um indivíduo". É desta maneira que o dicionário explica a palavra
motivação.
Já para o professor, a motivação é a energia de se fazer mover e se entusiasmar
pela ação. "Se as pessoas não se desenvolvem, não têm como ficar motivadas. A
motivação passa pela valorização da empresa pelo funcionário, o ambiente e a
própria atividade".
Segundo ele, precisa existir dentro de cada profissional um sentimento de
pertencer à empresa e entender a importância da própria atividade para o bom
funcionamento da empresa. "E isso é um poder importante para as pessoas,
independentemente do cargo".
Benefícios não bastam
Pesquisa realizada pela Deloitte mostrou que a grande maioria das organizações
(81%) já adota programas voltados para a qualidade de vida dos funcionários.
Dentre as principais práticas, estão cursos e palestras (79%), ginástica laboral
(71%), horário flexível (28%), massagem rápida (26%) e academia (24%).
"Esses benefícios ajudam no investimento do capital humano, mas a empresa não
pode parar por aí. É fundamental lembrar que os funcionários não podem ser
coadjuvantes no processo de desenvolvimento da companhia, pois eles representam
o próprio marketing da empresa e são responsáveis também pelo aumento ou
diminuição da produtividade".
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