Carreira / Emprego - Avaliação de desempenho: chance para fazer revisão da carreira
O melhor termômetro para o profissional é o feedback recebido de seus superiores
hierárquicos, uma vez que permite dimensionar erros e acertos, bem como analisar
os resultados obtidos. Apesar disso, ainda há quem tenha calafrios somente ao
pensar na reunião.
O alerta é da diretora da SEC Talentos Humanos, Vivian Maerker Faria. Ela lembra
que, provavelmente, entrarão na avaliação fatores objetivos e subjetivos.
"Contudo, em vez de gerar apreensão e insegurança, esse momento é propício para
o profissional planejar seus próximos passos, tanto no curto quanto no médio
prazo", diz.
Dicas
Vivian dá algumas dicas para tirar melhor proveito do encontro:
- Prepare-se com antecedência. Antes da reunião com o chefe, faça uma
reunião consigo mesmo: revise seus últimos seis ou 12 meses e analise sua
performance;
- Procure ter clareza de seus pontos fortes - saiba claramente onde você
se destacou nesse período;
- Da mesma forma, conscientize-se de suas limitações. Reflita sobre o que
poderá fazer para lidar com elas. Dessa forma, se seu chefe levantar um
problema de performance, você apresenta uma solução de melhoria;
- Procure estabelecer alguns objetivos para o próximo período, como o que
você quer conquistar e aonde quer chegar;
- Levante pontos sobre os quais você tem dúvidas ou dificuldades e saiba
pedir ajuda. Discuta com seu chefe possíveis soluções para essas
dificuldades e ouça um outro ponto de vista;
- Traga suas sugestões. Pode ser um bom momento para trocar idéias;
- Mantenha seu equilíbrio emocional. Afinal, a reunião é um feedback do
trabalho desenvolvido, não uma crítica pessoal;
- Durante a reunião, faça anotações, se achar pertinente. Você poderá usar
esses registros para conversar posteriormente com colegas e mentores,
solicitando dicas e sugestões. Essas mesmas anotações servirão de ponto de
partida na sua próxima avaliação de desempenho.
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