“Poxa, em época de férias ninguém fica na cidade...” Quantas vezes você já
ouviu essa desculpa da sua equipe de vendas? Acontece que nesta época há muita
gente por aí, sim, e querendo ouvir o que os seus vendedores têm a dizer.
Algumas dicas para mudar essa percepção negativa de fim de ano:
· Espalhe o espírito das festas – Funciona durante todo o
ano, ainda mais nesta época. Instrua seus vendedores a andarem com alguns
bombons ou pequenos brinquedos com eles. Esta é uma época em que todos esperam
ganhar presentes e se sentir um pouco mais felizes – somos treinados para isso a
vida toda. Faça com que sua equipe dê a seus clientes esse gostinho. Em vendas
externas, presenteie principalmente porteiros e recepcionistas – que, quando
muito, ganham uma cidra e um panetone, no fim de ano. Um chocolate não custa
caro e pode abrir inúmeras portas para vocês.
· Diferencie sua comunicação – Nesta época, seu pessoal
recebe inúmeras malas-diretas, cartões de natal, contas e outros. Vale um
esforço a mais para que sua comunicação seja lida. Envelopes escritos à mão, por
exemplo, têm mais chances de serem abertos e lidos. Seja diferente. Ouse. Certa
empresa mandou para diversos prospects uma mala-direta contendo apenas o nome e
telefone de um dos seus vendedores da área e uma pergunta: “Você sofre com a
alta rotatividade de funcionários?”. Depois de três mensagens desse tipo,
mandadas em dias diferentes, o vendedor ligava para o prospect, que a essa
altura estava bem receptivo para ouvir o que ele tinha a dizer.