Carreira / Emprego - CEOs revelam grau de importância dado aos novos paradigmas do mercado
Pesquisa realizada pela FNQ (Fundação Nacional da Qualidade) em parceria com a
Omni Marketing, com 254 CEOs brasileiros, revelou que cerca de 81% dos
empresários brasileiros consideram a sustentabilidade uma questão de muita
relevância na gestão de suas empresas, mas apenas 47% dizem que ela interfere no
dia-a-dia da organização.
Outros paradigmas recentes aos quais se dá bastante importância são: a vida é um
encadeamento de relações (88%); o aprendizado é função também das organizações
(86%); ativos intangíveis têm cada vez mais valor (83%); organizações são
sistemas vivos (85%); e turbulências e descontinuidades vieram para ficar (55%),
sendo que 64% sentem a instabilidade econômica de forma mais significativa.
Mais resultados
Concluiu-se também que, para a construção de um modelo de gestão ideal, os temas
considerados mais importantes são liderança, pessoas, clientes e mercado, além
de estratégia e planejamento. Outros itens menos votados foram processos,
informação e conhecimento, gestão econômica, sociedade e fornecedores.
A liderança está entre as três principais preocupações de 66% dos CEOs, enquanto
pessoas, clientes e mercado e estratégia e planejamento ficaram com 58%, 54% e
48%, respectivamente, conforme indicou o levantamento.
Por fim, entre os perfis de liderança, os que foram votados como mais
importantes foram:
- Criar visão de futuro - 94%;
- Motivar e inspirar as pessoas - 91%;
- Alinhar as pessoas - 84%;
- Ser catalisador - 83%;
- Conduzir planejamento - 82%;
- Delegar responsabilidade - 65%.
|