Carreira / Emprego - Vida profissional: participar de prêmio universitário desenvolve habilidades
Universidades brasileiras promovem premiações para os trabalhos realizados pelos
alunos durante o ano. Muito mais do que uma forma de reconhecimento pelo que foi
feito, participar de um concurso como esse ressalta características valorizadas
pelo mercado de trabalho em geral.
De acordo com o consultor do instituto de aperfeiçoamento profissional IDORT/SP,
David Carlessi, normalmente, com o projeto, os alunos acabam adquirindo a
experiência empresarial que não têm. "Eles fazem a aplicação prática da teoria
quando participam e, por este motivo, já saem ganhando, mesmo que não vençam a
competição", afirmou.
Características desenvolvidas
Vencer significa que o universitário possui diversas características
requisitadas pelo mercado de trabalho, mesmo que a competição seja feita em
grupo. Carlessi listou algumas delas:
- Raciocínio estratégico: os projetos promovem o que é fundamental
no ambiental corporativo, que é o planejamento no curto, médio e longo
prazo.
- Trabalho em equipe: quando realizado em grupo, o universitário
aprende o que é trabalhar com outras pessoas, com personalidades distintas.
- "Coompetitividade": é a união da competitividade com a
cooperação. "A competição é feita com outras equipes e, no grupo, é preciso
cooperação para mostrar o que sabe, com a finalidade de ajudar".
- Boa comunicação: o universitário desenvolve a capacidade de
dialogar com os outros profissionais da mesma área.
Contatos importantes
Algumas empresas costumam participar da promoção desses prêmios. Por isso,
diversos profissionais da área são chamados para indicação dos vencedores, o que
traz visibilidade para quem ainda está nos bancos universitários. Além disso, é
a chance de começar a montar o famoso networking.
A rede de contatos é muito importante para a carreira. Segundo a pesquisa "A
Contratação, a Demissão e a Carreira dos Profissionais Brasileiros - edição
2007", realizada pela Catho Online com 12 mil profissionais, 44,36% dos
entrevistados disseram que conseguiram emprego pela indicação dos amigos.
"No contato com a outra pessoa do mesmo ramo, é analisada a capacidade de
comunicação, de se relacionar e fazer perguntas, além do conhecimento cultural",
disse Carlessi.
Currículos
Quando vencer um prêmio universitário, Carlessi indica que o aluno coloque isso
no currículo. "Porque mostra iniciativa, que concretizou alguns conceitos. É
como incluir que já foi monitor, o que revela uma ação de liderança, que o aluno
se destacou de alguma maneira", afirmou.
O consultor indica ao universitário que não fale do vencimento do prêmio durante
a entrevista em grupo, a não ser que seja perguntado. O melhor, segundo Carlessi,
é esperar um momento mais particular, quando o aluno deve falar quais foram as
atividades realizadas.
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