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Entrevista de emprego - A importância de uma boa comunicação em uma entrevista de emprego 

Data: 11/10/2011

 
 
Engana-se quem pensa que a escolha para uma posição no mercado de trabalho se encerra no conteúdo do currículo. Pelo contrário, esse é um ponto de partida para uma possível entrevista presencial ou processo seletivo.

"É importante pensar que as organizações procuram talentos e que pela comunicação o entrevistado vai expressar quem é, quais são suas competências e atitudes", afirma a fonoaudióloga e especialista em voz, Alessandra Arruda Ribeiro.

Segundo ela, mesmo nas áreas em que o contato direto com o público não é exigido, a comunicação ainda é essencial no processo seletivo. A competência é vista no currículo, enquanto que na conversa o entrevistador quer conhecer a pessoa “por trás do papel”.

"Qualquer profissional que fale com o público pode não perceber, mas é profundamente analisado pelo cliente de acordo com a comunicação que tem", descreve Alessandra. Para a especialista, a comunicação deve ser dominada por um profissional que vai para um processo de entrevista, já que essa é a ferramenta para transmitir todo o conteúdo e informações ao recrutador.

Comunicação
O timbre, a altura, a dicção, a velocidade da fala, a melodia vocal, entre outros aspectos que integram a chamada psicodinâmica vocal, interferem durante o processo de comunicação.

"Esses fatores expressam, acima de tudo, credibilidade no que está sendo falado. Quando se tem uma boa dicção, por exemplo, existe uma melhor organização no que está sendo dito", diz Alessandra.

"No caso da fluência, fica explícito que a pessoa que está falando domina o assunto em questão", conclui a especialista. Segundo ela, as empresas contam cada vez mais com a presença de profissionais fonoaudiólogos.

"As empresas querem melhorar a comunicação de seus funcionários. Os profissionais da voz irão acompanhar essas pessoas e identificar se precisam de algum tratamento específico", explica Alessandra.

Avanços
Alessandra sustenta que, para se desvencilhar dos problemas de comunicação, a dica é buscar profissionais que irão ajudar na superação deste problema.

De todo modo, para a especialista, quem pretende dominar a arte da comunicação deve seguir, antes de tudo, algumas regras para conseguir superar o medo e ter concentração. São elas:

  • Movimente-se com calma e respire;
  • Identifique as qualidades de sua comunicação;
  • Não discurse, converse;
  • Pratique a comunicação com outra pessoa;
  • Seja você mesmo.


 
Referência: InfoMoney
Autor: Equipe InfoMoney
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