Carreira / Emprego - Muito cuidado com as festas de fim de ano
Fim de ano! Chegou o momento de descontrair, liberar as tensões, esquecer os
problemas e falar logo adeus para 2007, iniciando o novo ano com o pé direito.
Neste clima, você começa a pensar na festa de confraternização da empresa.
Comida, bebida, música, diversão, tudo de graça! Finalmente, é hora de
aproveitar. Certo?
Nem tanto! Tenha cuidado e lembre-se que, por mais que o ambiente seja amigável
entre os integrantes da equipe, você deverá encará-los no dia seguinte. Seja lá
o que fizer, seu comportamento pode queimar, e muito, sua imagem diante do grupo
e principalmente diante do seu chefe.
Cuidado com seu supervisor
Tudo bem que festa é local de descontração, mas tente não esquecer quem é
quem! Imagine a cena: você bebe um pouquinho a mais e começa a fazer várias
brincadeiras inconvenientes sobre seu chefe, diante dele. Ou pior, começa a
falar de erros que já cometeu no trabalho, de prazos que perdeu, como se fosse
algo engraçado. Você acha que, no dia seguinte, ele entenderá a sua bebedeira e
o olhará com compreensão? Não conte muito com isso.
E outra: evite falar de trabalho nestas ocasiões. Todos estão precisando relaxar
tanto quanto você! Deixe para amanhã os assuntos pendentes, os problemas com
fornecedores ou com prazos de pagamento. Esta não é a melhor hora para conversar
sobre isso.
Mais uma dica: procure respeitar a hierarquia, esteja onde estiver. Existem
pessoas que misturam, com muita facilidade, vida pessoal com profissional, o que
pode, e muito, prejudicá-lo.
Postura do empresário
A mesma recomendação vale para empresários ou para quem possui um cargo de
liderança. Lembre-se: você deve dar o exemplo. Caso exagere na dose, você poderá
ser visto de forma diferente no dia seguinte. O tratamento será de maior
intimidade e sua autoridade poderá diminuir sensivelmente. Parece detalhe, mas
não é.
Sinta o drama. Você bebe um pouquinho a mais e dá um "show" na festa de
confraternização. Como nem todos sabem separar as coisas, podem olhá-lo com
ironia logo na chegada ao escritório, lembrando das proezas do dia anterior.
Não passa pela cabeça de ninguém que nosso comportamento deve ser irrepreensível
o tempo todo. Mas o melhor para se sair bem em qualquer situação é ter critério
e saber considerar que, acima de tudo, trata-se do ambiente de trabalho.
|