Invista no seu futuro para ter condições de
competir e estar sempre na empregabilidade.
1 - Uma definição de carreira
Trata-se uma seqüência de atividades e comportamentos que são consciente e
inconsciente no indivíduo, os quais estão associados às experiências e
habilidades durante um percurso de vida de um profissional: Uma carreira faz
parte da opção de uma pessoa, no seu trabalho, visando subjetivos (valores,
formas de satisfação) e objetivos (salários, cargos e empresas).
2 - Critérios para a escolha de uma carreira
Ao pensar na escolha de uma carreira, as pessoas tendem fixar-se em poucos
critérios, às vezes apenas na possibilidade de auferir rendimentos e não se
preocupam com uma avaliação das suas reais aptidões profissionais tais como:
Formação, Pós-Graduação, Hábitos e Costumes, Conceitos e Pré-Conceitos, ou seja,
não analisam suas Características Formais, Tangíveis ou Intangíveis e na sua
grande maioria não fazem Avaliações Vocacionais.
3 - Diagnóstico pessoal
Compreender o conhecimento necessário para uma avaliação de potencial e
preferências, pontos fortes e fracos são identificados, bem como, gostos e
ambições. O profissional terá que ter convicção que seu perfil é dotado de:
corpo, mente e espírito.
4 - Diagnóstico ambiental
Ajuda a pessoa a detectar riscos, oportunidades e possibilidades de
entrosamento como o mercado de trabalho e a sociedade em geral, sempre,
monitorando através de feedbacks que permite ajustes com a realidade do seu
perfil profissional.
5 - O auto-conhecimento
Visa ajudá-lo a identificar suas potencialidades, habilidades, valores e
preferências, inclusive ter melhos compreensão em que tipo de organização terá
melhor sucesso e que tipo de colaboradores serão complementares.
6 - Implantação do plano de carreira
- Para direcionar o seu "foco", o profissional terá que estar convencido que
será necessário querer mudar e que toda a mudança exige "quebra de paradigmas",
terá muitas vezes que colocar fora alguns "brinquedinhos" com raízes profundas
no seu consciente;
- O inventário de percepções;
- Começar a terminar uma missão;
- Facilidade de tomada de decisões;
- Agilidade com relação a prazos;
- Ser hábil negociador;
- Trabalhar bem sob pressão;
- Ter metas e definir resultados;
- Ser sempre empreendedor, ou seja, arrisque;
- Grande controle emocional;
- Não seja centralizador, saiba delegar;
- Seja sempre humilde, saiba aprender e oriente o que aprendeu aos seus
subordinados;
- Falar bem, catalisar as atenções, conduzir grupos e entender as pessoas;
- Recrutar, energizar pessoas, reconhecer e utilizar habilidades de outros e
compartilhar responsabilidade;
- Facilitar o desenvolvimento de outros, ajudar a identificar seus problemas,
necessidades e soluções.
7 - Profissões e empresas
Todo o profissional terá que ter um conhecimento adequado das profissões e
das empresas as quais se quer fazer carreira isto é fundamental, mas a visão de
futuro ainda é mais importante. Dadas as mutações constantes de nossa sociedade,
chegamos a um ponto no qual tem mais chances de acertar quem consegue ter uma
visão das necessidades do futuro do que planejar suas carreiras baseadas em
necessidades atuais.
8 - O perfil do profissional do futuro
- Estar aberto às novas idéias e conceitos independentes de suas origens.
Apreender sempre e pronto para questionar os sistemas já existentes;
- Nem generalista, nem especialista, deve ser (multidimensional) e entender o
complexo relacionamento interpessoal;
- O profissional moderno tem que ser extremamente sensível às questões éticas e
morais, sistemas de valores e código sociais;
- Deverá administrar as incertezas e as mudanças mais velozes;
- Domínio da tecnologia, porque poderá ter impacto em todas as áreas, incluindo
Financeira, Marketing, Recursos Humanos e Produção;
- Adaptabilidade em qualquer tipo de clima organizacional será fator da
DIFERENÇA.