Vendas - Comunicar-se bem é o segredo para uma venda bem-sucedida
Na maioria das vezes, os seus produtos ou serviços são de boa qualidade e
ótima perspectiva de aceitação, entretanto, os clientes não conseguem entender
ganhos que terão em comprá-los. O que há de errado então? Um “filósofo” da
televisão brasileira, na década de 70, costumava dizer: “Quem não se comunica,
se trumbica”. Chacrinha, “o velho guerreiro”, tinha razão. A comunicação é
fundamental, sobretudo, quando nos referimos à venda.
Será que você está conseguindo se comunicar bem com a sua equipe de vendas e
essa, por sua vez, está levando a mensagem apropriada aos seus clientes? Essa
pergunta deve ser feita toda vez que houver queixas do tipo: “Não sei por que
não consigo convencer as pessoas a comprar o meu produto”, ou, “eu não sei como
fazer para explicar em pouco tempo todos os benefícios e características do
produto”.
Certamente, existe algo de errado com a maneira pela qual os seus produtos ou
serviços estão sendo apresentados. O catálogo exibido ao cliente não é completo,
os textos publicitários e comerciais não traçam um perfil fiel do produto, ou a
comunicação oral, isto é, o argumento verbal, não está sendo utilizado de
maneira adequada para chamar a atenção e o interesse do cliente.
Os processos de apresentação, negociação e comercialização dos produtos ou
serviços dependem dos níveis de clareza e objetividade aos quais o vendedor se
utiliza para alcançar a compreensão do seu interlocutor (comprador). O
entendimento desse discurso é o primeiro passo para convencer o cliente acerca
dos ganhos que ele terá com essa possível aquisição. Acima de tudo, é preciso
saber que não nos comunicamos apenas com as palavras, elas são muito
importantes, mas os gestos, a postura, a higiene pessoal e o olhar também nos
“dizem” muita coisa.
Imagine receber em sua sala um vendedor ou vendedora com aquele “cheiro de
desodorante vencido”, ou pior: com um figurino mal cuidado. Eles podem até ter
bons produtos para oferecer, porém, a primeira impressão é a que fica. As
mensagens sensoriais, no caso olfativa e visual, podem ajudar a quebrar o gelo
ou podem depor contra as pretensões do vendedor. Portanto, lembre-se: a
comunicação é um processo simbólico e multifacetado, que exige a máxima atenção
aos detalhes e, principalmente, a certeza do que se quer transmitir.
Um bom começo é estudar previamente os produtos e serviços que pretende
comercializar e conhecê-los detalhadamente. Uma máxima antiga no mundo das
vendas afirma que: “Ninguém vende aquilo que não conhece”. Em seguida, construa
previamente argumentos convincentes para apresentar suas vantagens e benefícios.
Escolha bem as palavras, capriche no português, sem, entretanto, cair na
armadilha de tentar falar difícil, não esqueça: uma boa comunicação deve ser
clara e objetiva. Recuse os adjetivos desnecessários. Você pode ressaltar as
características positivas das suas mercadorias ou serviços sem precisar dizer
que: “Eles são maravilhosos” ou “sensacionais, os melhores que você conhece”.
Dificilmente o cliente acreditará em tamanho ufanismo.
Alguns vendedores ainda se valem de chavões ou frases feitas do tipo: “Nosso
produto não tem concorrente”, para tentar chamar a atenção do cliente. Essa pode
ser uma estratégia suicida. O cliente pode pensar: “Esses vendedores acham que
somos bobos”. Em vez disso, use a criatividade, sem exageros, fuja do lugar
comum, mostre-se atualizado com o mercado ao qual o cliente atua e com o cenário
da região e do País.
Use roupas discretas e não descuide da aparência. Ao chegar à sala do cliente,
sente-se somente quando convidado e mantenha uma postura altiva e confiante.
Passe a mensagem corporal de que você trouxe algo muito importante e que vai
surpreendê-lo. Logo no primeiro contato, tente estabelecer uma comunicação leve
e descontraída. Observe o ambiente e quebre o gelo da situação inicial. Olhe nos
olhos e exponha os argumentos, sempre buscando escolher e articular bem os
pensamentos e as palavras. Cuidado para não ser traído pela ansiedade de vender
e falar demais ou então, prometer algo que não possa cumprir.
Na comunicação há uma regra inquebrantável. Supõe-se que há, pelo menos, duas
pessoas utilizando um determinado canal. Portanto, ouvir atentamente e
compreender o interlocutor também é indispensável para uma comunicação
eficiente.
A boa comunicação é uma das ferramentas mais potentes que os profissionais de
vendas dispõem para convencer e atingir mais rapidamente o sucesso nas vendas.
No entanto, é necessário que eles estejam atentos para a sua correta utilização.
Uma equipe de vendas, além de saber negociar, deve também conhecer e exercitar
as técnicas de comunicação para convencer os clientes com argumentos sólidos e
éticos, afinal: “Quem não se comunica, se trumbica”.
Referência:
vendamais.com.br
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