Negócios / Empreendedorismo - Dicas para você se preparar para uma Reunião com Cliente.
Uma reunião não começa quando você coloca o pé dentro da sala de reunião.
Qualquer reunião deveria começar um ou dois dias antes da data prevista, quando
você para por alguns instantes para estudar as questões que serão discutidas na
reunião em questão.
Aqui vão algumas sugestões que podem ajudar você a evitar desconfortos e
aproveitar oportunidades que deve surgir em uma reunião.
(A idéia aqui é você responder a essas questões ANTES da reunião)
1. Você já pensou nas diferentes maneiras a qual o seu cliente pode reagir a sua
mensagem?
2. Quais são os desafios que o seu cliente está passando nesse momento? Como é o
relacionamento do seu cliente com o chefe dele? Como é o relacionamento do seu
cliente com os funcionários dele?
3. Você já fez uma lista das coisas que você não sabe a respeito do seu cliente
e que você deseja saber? Se for a primeira reunião, você já procurou saber tudo
que você deveria saber sobre essa pessoa?
4. Você estruturou a reunião de maneira a ter um diálogo real com o cliente?
5. Quais são as implicações racionais, políticas e emocionais da questão em
questão?
6. Qualquer reunião tem sempre dois objetivos: ajudar o cliente com alguma
questão e melhorar o relacionamento com ele. Como a agenda da reunião irá ajudar
você a atingir esses objetivos?
7. Você se lembra dos comportamentos que deixam as pessoas confortáveis em uma
reunião? Associações Positivas, Elogios, Similaridade, Familiaridade,
Transparência e Provas?
8. Você está preparado para questionar as suas crenças e as crenças do cliente
em relação as questões que serão colocadas na reunião?
9. Você tem uma agenda para a reunião? Você discutiu essa agenda com o cliente?
Você está preparado para abandonar a agenda da reunião se o cliente preferir
seguir em um caminho diferente?
10. Seja a primeira ou a centésima reunião com esse cliente, você está preparado
para tratá-lo como se fosse um cliente novo? Você está levando Entusiasmo,
Curiosidade e novas Idéias para a reunião?
Referência:
bizrevolution.com.br
|
|
|