Vendas - Pérolas de vendas
Convenções oferecem oportunidades de rever e fazer amigos, aprender novos
conceitos e técnicas. São momentos que nos permitem relembrar tudo aquilo que
sabemos e quase nunca fazemos, mas prometemos que a partir dali tudo será
diferente. Assistimos a inúmeras apresentações de fornecedores, bem como sobre
suas inovações e argumentos de vendas. Participamos de palestras e treinamentos
que nos reciclam e desenvolvem como profissionais.
As melhores partes de uma convenção são as apresentações das novas campanhas de
premiação com realização de sorteios, e fica melhor ainda quando ganhamos alguma
coisa. Convenções de vendas são momentos mágicos, únicos. Mas o que eu mais
gosto mesmo é de estar nas populares rodas de conversa em volta das mesas de
coffee break, onde posso ouvir e aprender com colegas vendedores. E nesses
anos todos, atendendo empresas em seus eventos, colecionei algumas frases que
desejo agora compartilhar com você. Eu as chamo de pérolas de vendas. Frases
fantásticas, algumas de uma simplicidade e verdade tamanhas que chegam a
assustar, além de serem muito divertidas.
1. "Se você não faz parte da solução, faz parte do problema" – Essa é
normalmente dita por gerentes, ao darem aquele recado de maneira indireta aos
que não atingem as metas. Vamos esquecer o lado ameaçador da coisa (a famosa
degola) e pensar nessa frase pelo lado positivo. A pergunta que você tem de se
fazer todos os dias é: em que eu estou ajudando meu cliente? A reduzir custos, a
aumentar a lucratividade, a qualidade ou produtividade? Eu agrego valor à
empresa em que trabalho? Esteja sempre do lado da "solução".
2. "Depois que inventaram o ''Está ruim'', ninguém mais disse ''Está bom ''"
– Quando você visita um cliente e pergunta como andam os negócios, a
resposta é quase sempre a mesma: "Está fraco", "Está ruim" ou "Já esteve
melhor". O impressionante é que o País está crescendo. Ano após ano as vendas
aumentam e eu nunca encontro alguém que diz: "Está bom demais". Não pergunte ao
seu cliente se seus negócios vão bem, pergunte se gostaria de ajuda para vender
mais.
3. "Quem pede recebe, mas quem se desloca tem preferência" – Dizem que o
autor da frase é Gentil Cardoso, ex-técnico de vários clubes cariocas, como
Flamengo e Botafogo. Muitos acreditam que foi um dos descobridores de Garrincha.
Aqui a explicação é simples: seja proativo, não espere e faça acontecer. Inove,
prospecte, crie oportunidades.
4. "Sempre fica um pouco de perfume nas mãos de quem entrega flores" –
Chegue sempre com um belo sorriso, bem disposto, apresentável e com um interesse
genuíno em resolver os problemas do cliente. Esqueça a comissão e pense na
solução. Dinheiro sobrando é sempre conseqüência de um bom trabalho realizado.
5. "Para vender bem tem de ter preço e produto bom" – Esse é um dos
princípios da competitividade, ou seja, qualidade e preço compatível com o que o
mercado oferece. Pode também ser uma boa desculpa para quem não atinge as metas
ou um alerta quando muita gente diz isso para você. O fato maior é que se toda
empresa tivesse o melhor produto e o menor preço, não precisava de vendedor,
bastava ter um excelente call center e uma boa mídia no mercado, que o
produto se vendia sozinho. É para isso que existem os profissionais de vendas.
Para mostrar o quanto você, sua empresa e seus produtos podem contribuir com o
crescimento do seu cliente.
6. "Fé em Deus e pé na tábua" – Quem tem fé vai mais longe, levanta com
firmeza quantas vezes for necessário e sabe que nunca está sozinho. Agradeça
sempre ao criador pelo trabalho que você tem e pelos clientes que atende. Ao
entrar em qualquer lugar, seja para fazer uma venda, pós-venda ou até mesmo no
concorrente, peça em silêncio que ele abençoe a casa e as pessoas que lá estão.
Deseje de coração muita saúde, paz e prosperidade ao próximo. Você vai perceber
que adquirindo esse hábito, receberá sempre em dobro. Afinal, você merece nada
menos do que o melhor. É o que eu desejo a você.
Referência:
vendamais.com.br
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