O atual mundo empresarial, extremamente globalizado, complexo e competitivo,
exige dos executivos e funcionários a constante motivação, seja para lidar com
os clientes internos (os próprios funcionários) e externos ou para desenvolver
programas de desempenho com resultados satisfatórios; ou até mesmo, motivação
para transformar a empresa em um ambiente de aprendizado profissional e social.
De fato, o êxito nas maiores empresas é resultado da existência de uma atmosfera
motivacional que traz consigo o poder de entusiasmar os funcionários a
dedicarem-se totalmente para o sucesso.Um clima organizacional que
proporciona motivação a seus funcionários não imagina o bem imensurável que
possui, se for comparado com alguns ativos da empresa julgados pelo seu valor.
Prefiro defender a idéia que os funcionários são considerados seres, a apenas
recursos para as organizações. O funcionário não é somente um empregado, porém
uma pessoa capacitada de habilidades profissionais, sociais, culturais, dentre
outras. Um bem imensurável sim! Um funcionário motivado pode ser considerado um
capital intelectual dotado de intangibilidade, com valor imensurável, ou seja,
um bem tão precioso que não se pode medir.
O seu funcionário é um ser vivo, é vida, é energia e para isso não há forma,
quantia, medida possível que possa ser utilizada para medi-lo. Motivação é
energia psicológica que coloca em movimento o organismo humano, determinando um
comportamento.
É importante que as organizações tenham em mente essa importante ferramenta
que é a motivação. A conquista deve ser diária, pois o resultado será
conseqüência da forma de como as pessoas foram vistas ou tratadas. É nesse ponto
que o departamento de Recursos Humanos deve atuar, buscando através de suas
técnicas, traçar estratégias de interação entre todos os setores, elaborar
análises comportamentais, acompanhar descritivos de atividades etc.
Atualmente, o papel do RH é adquirir, desenvolver, usar e reter os
colaboradores da organização, alinhando as políticas de RH com estratégias da
organização. Preocupar-se com os funcionários e reconhecer o mérito do talento
humano na organização faz com que haja a motivação. Lembrando que, a humildade,
ou seja, a demonstração de respeito e solidariedade será aliada às organizações
para analisarem se há motivação ou se conseguem avaliar o real valor de seus
funcionários. Para isso, acredito ser necessário seguir alguns pontos:
A importância do entusiasmo - O entusiasmo pode ser visto no vigor, no
falar ou no escrever, na exaltação de sempre estar disposto a criar algo novo.
Entusiasmo é a ação de agirmos com determinação para realizarmos com sucesso
todos os nossos planos. Pratique o entusiasmo ao tratar de algum assunto com o
funcionário, faça com que ele entre no mesmo clima de agir entusiasticamente
para ter sucesso.
Pare de reclamar - O ato de reclamar só torna o homem vulnerável a
derrotas interiores do dia-a-dia. Reclamar não é a solução, mas sim
compartilhar. Lembre-se de que o ato de reclamar só alimentará mais a visão
negativa das coisas. Dê a seguinte sugestão aos funcionários: vamos compartilhar
na medida do possível, ao invés de reclamar.
Eu motivo, tu motivas, eles motivam.... - O funcionário sentirá que é
importante se você o motivar. Cabe aos gerentes responsáveis determinarem qual o
tipo de motivação deverá ser aplicada. Será uma bonificação? Um incentivo? Uma
palavra? Ou muitas vezes somente ser cordial e dizer um muito obrigado? Dessa
forma, haverá um círculo motivacional onde você motiva, seu funcionário motivará
e todos aqueles que ele motivar também darão seqüência a essa sintonia.
Saiba o que pensa o seu cliente interno - Reserve algum tempo para uma
conversa informal com seus subordinados. Todos!!! Sem excluir nenhum do
departamento. Pergunte sobre suas metas, objetivos para a vida, o que almeja em
um determinado período, qual a visão que ele tem sobre a empresa, sobre as
tarefas que lhe foram confiadas. Comunique-se com seus subordinados. Muitos
gerentes, por se identificarem melhor com pessoas de outros departamentos,
colocam distâncias entre seus subordinados diretos.
A importância do feedback - Certamente o feedback, ou seja, a reação a
qualquer assunto é muito importante para o clima organizacional. Ao solicitar
tarefas, não deixe as pessoas sem um retorno, isso poderá passar uma má
impressão. Lembre-se de que motivar também é ser humilde.
Motivar é ouvir - Ouça as pessoas. O ato de ouvir é algo fantástico e
gratuito, mas infelizmente muitas pessoas esquecem-se disso com freqüência.
Esquecem que um dia já tiverem de ser ouvidas por alguém. Ouça a todos de sua
companhia, encoraje-as a vencer.
Acabe com a arrogância - Seja cordial ao falar com as pessoas. Bom
dia! Boa Tarde! Boa Noite! Muito Obrigado. Essas simples palavras podem fazer
uma diferença significativa na visão que as pessoas têm de você e também na
motivação alheia.