O termo Web 2.0 provém da troca de informações e da colaboração dos usuários
on-line em sites e serviços virtuais. Inseridos nesse universo, estão os
recrutadores de RH (recursos humanos), que engrossam o grupo de buscas pelos
talentos na rede.
Trata-se de um árduo trabalho. Escolher o profissional exato para a função
que se procura demanda tempo, estratégia e, talvez, um pouco de sorte, sobretudo
na hora de traçar o perfil de um executivo em meio a tantos outros candidatos.
As quatro redes de relacionamento mais influentes em termos globais são:
Facebook (com 400 milhões de usuários), Twitter (com 75 milhões de usuários),
Orkut (com mais de 80 milhões de usuários) e o Linkedin (com mais de 24 milhões
de usuários).
Empresas e candidatos não faltam. Mas como utilizar de forma relevante as
redes sociais para atrair profissionais e divulgar a marca da companhia na rede?
O caminho além do mouse
Para a psicóloga e analista de RH Natasha Geraldo, no recrutamento 2.0, para
ter sucesso, o empregador precisa: conhecer bem o público, ou seja, os
candidatos; participar de comunidades relevantes de discussão; identificar
talentos com base em conhecimentos demonstrados; contribuir com as discussões
para gerar credibilidade; oferecer valor agregado pelo compartilhamento de
informações de interesse e levar conteúdo relevante ao público.
No entanto, explica Natasha, essas ações não surtirão efeito se o trabalho
com as mídias sociais não for contínuo e ativo para a manutenção da rede.
De acordo com a psicóloga e analista de RH, o recrutador deve-se ater a três
caminhos fundamentais para o sucesso nas buscas, sendo eles escutar, envolver e
compartilhar. Seriam como pontos vitais para localizar e atrair aquele
candidato, que, em uma procura corriqueira, passaria despercebido.
Os sentidos que um recrutador de sucesso na Web precisa ter
Não adianta intensificar os trabalhos de recrutamento pela internet, sem
antes definir uma estratégia.
“É necessário saber quais são as principais demandas do público, onde estão,
e o que os motiva. Só assim você poderá publicar informações que sejam
relevantes”, explica. “Tem de pensar em uma ação diferente a partir da
observação do público e qual objetivo deve ser alcançado”.
Conforme explicou Natasha, o recrutador terá de encontrar as comunidades
certas e utilizar ferramentas para rastrear citações da marca que sejam
relevantes. Ao passo que este trabalho estiver um pouco mais maduro, ele deverá
identificar as pessoas que demonstrem expertise, tirando proveito das discussões
realizadas na rede.
Envolva-se, compartilhe!
A analista sustenta que, para atingir o foco dentro da internet, o buscador
deve interagir de forma personalizada e relevante. “A personalização denota que
não é um robô que está do outro lado com respostas automáticas, o que sugere o
interesse genuíno de desenvolver um relacionamento”.
Outra tendência a ser seguida, analisa Natasha, é o conteúdo das publicações
da companhia na Web. Segundo ela, aqueles que se interessarem pelo teor das
divulgações tendem a estar mais alinhados com a cultura da empresa. Essas
veiculações podem ser verificadas como um projeto, dicas de eventos ou artigos e
até apresentações sobre soluções de problemas.
Ao entrar em uma esfera de maior ênfase no relacionamento, a dica é solicitar
feedback e comentários. “Faça com que seja fácil contatá-lo diretamente”.
Para ela, as vantagens dessa abertura é que as informações passadas serão
corretas e não boatos. A ideia não é abrir a estratégia de contratação, mas
prover o candidato com mais informações de forma a atraí-lo e encantá-lo com a
organização.
Os tops da rede
Para alcançar seus objetivos e atrair de maneira consistente os talentos na
era da Web 2.0, três empresas representam bem a fórmula do recrutador de sucesso
pela internet.
É o caso da Zappos, da Microsoft e da Deloitte. O primeiro exemplo é
o Twitter da Zappos, empresa de vendas de calçados on-line recentemente comprada
pela Amazon. Os diretores da companhia estimulam que seus funcionários criem uma
conta oficial no microblog, e, assim, divulguem a marca da empresa pela Web,
inclusive auxiliando clientes.
Os funcionários com o maior número de seguidores recebem algum tipo de
reconhecimento em relação a isso, além de figurarem no topo da página da
empresa.
Já o blog da Microsoft publica dicas e informações sobre a companhia. No
canal, ainda podem ser encontradas orientações sobre como elaborar um currículo
e como é realizada a entrevista de seleção pelos recrutadores. Em relação à
Deloitte, existe uma série de podcasts que trazem informações sobre a empresa e
suas ações no mercado.