Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Finanças pessoais - Na faculdade e pensando em casar? Comece a planejar tudo antes da formatura 

Data: 07/11/2007

 
 
Durante o período da faculdade, a grande maioria dos universitários só se preocupa com os gastos com mensalidades, apostilas, livros e eventos sociais que os anos de estudo trazem. No entanto, alguns ainda planejam se casar e precisam redobrar os esforços financeiros.

Neste caso, quem realmente pensa em se unir a uma outra pessoa após se formar deve começar a pensar nos custos ainda durante a faculdade, para que o sonho possa ser realizado o mais cedo possível.

Planejamento depende de situação financeira

 
  • Para quem tem dívidas...

    As pessoas que estão endividadas terão de começar o planejamento quitando suas dívidas. Afinal, ninguém quer começar uma nova fase com pendências. Para isso, faça uma lista de todas as suas contas que estão atrasadas e organize-se para pagá-las (renegocie com as empresas ou procure empréstimos com juros menores).

    Lembre-se de replanejar novamente seu orçamento, efetuando mais cortes de gastos, e saiba que o melhor caminho é pensar nas economias para o casamento somente depois que você conseguir pagar todas as suas dívidas.

     
  • Para quem não tem dívidas...

    Quem está com as contas em dia já pode começar a listar os gastos que o casório trará: imóvel para o futuro casal, mobília, festa do casamento, roupas dos noivos, viagem de lua-de-mel, custo da documentação etc.

    Com o valor final em mãos, é hora dos "pombinhos" planejarem quanto irão poupar por mês, até conseguirem juntar o valor necessário. Para isso, será preciso cortar as despesas supérfluas, como roupas, viagens, baladas entre outras coisas.

    Lembre-se que o mais importante nessa fase é que as duas pessoas tenham o mesmo objetivo e economizem, uma vez que, se um poupar e o outro continuar gastando descontroladamente, a realização do sonho ficará mais distante. Uma boa dica é abrir uma conta ou investimento conjunto.

    Toda ajuda é bem-vinda!
    Como a grande maioria dos universitários tem seu orçamento apertado por conta dos gastos com os estudos, toda ajuda que for oferecida para a realização do casório é bem-vinda: pais, padrinhos, amigos, tios ou quem quer que seja.

    Se lhe derem a liberdade de escolher os presentes que ganhará de aniversário, Natal etc, opte pela quantia em dinheiro ou escolha artigos que poderão compor o enxoval do futuro casal (lençóis, panelas, jogo de jantar, móveis entre outros).

    Correndo atrás das metas
    Uma boa dica para saber qual é o valor a ser conquistado pelo jovem casal é a fórmula do patrimônio esperado, que mostra quanto uma pessoa deve possuir de acordo com sua renda e idade (a renda anual deve ser multiplicada pela idade, e o resultado dividido por dez).

    No entanto, para quem está no começo da carreira, o montante deve ser visto como uma meta, já que os jovens costumam ganhar menos e mudar muito de emprego.


  •  
    Referência: InfoMoney
    Autor: Infopessoal
    Aprenda mais !!!
    Abaixo colocamos mais algumas dicas :

    Assunto:Perguntas:
    Como agirRegistros: o que fazer em caso de roubo ou perda da Carteira de Trabalho?
    Modelos de documentosDistrato de parceria
    Negócios / EmpreendedorismoPara atrair cliente de alta renda, empresas oferecem serviços diferenciados
    ConsumidorCombate à pirataria: Decreto dá mais segurança aos consumidores
    Carreira / EmpregoSaiba quais são os direitos dos estrangeiros que trabalham no Brasil
    Negócios / EmpreendedorismoIdeias de negócio relacionadas com imobiliário
    Carreira / EmpregoLá vem o chato outra vez (Dicas para lidar com esse tipo de subordinado sem prejudicar a equipe)
    Modelos de documentosContrato - Prestação de Serviços de Assistência Técnica Contábil 1
    Modelos de documentosContrato - Locação de Área para Pastagem
    Negócios / EmpreendedorismoClientes satisfeitos, retorno financeiro garantido