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Negócios / Empreendedorismo - Comprar, o único custo  

Data: 27/10/2007

 
 
No varejo, o único custo que se tem é o das mercadorias, ou melhor, quanto se gasta com a compra delas, tudo o mais são despesas, gastos que são realizados com o objetivo de se viabilizar a obtenção da receita.

E que importância tem saber isto? Vamos ver!

O custo é a base para a formação do preço de venda. Se temos apurados, calculados, acompanhados e analisados os custos, então podemos estar tranqüilos, pois já teremos feito boa parte do trabalho de bem gerir uma empresa. E como sabemos agora que nosso único custo é o das mercadorias, que tal ficarmos de olhos bem abertos nelas?

Para isto temos que observar dois aspectos principais:

*o da qualidade;

*o da quantidade.

O da qualidade é importante, porque mercadorias, que não são conferidas na entrada no estoque e/ou que não correspondem à expectativa de uso do consumidor, representarão prejuízo para o varejista a curto e médio prazos. Os consumidores simplesmente não comprarão mais. E o que é pior, ainda serão propagadores implacáveis para seus amigos, colegas de trabalho e familiares da falta de qualidade daquela sua mercadoria.

O da quantidade é igualmente importante, porque é o que indica o valor total despendido. É preciso estar atento para ver primeiro - se o valor unitário será capaz de dar margem satisfatória de comercialização, considerando o preço que o mercado está disposto a pagar; segundo - se o valor total poderá ser pago com folga, considerando, vendas, pagamento de impostos, formas de tomada e concessão de crédito. Lembre-se ainda que, ao custo das mercadorias compradas, é preciso se acrescentar os gastos com fretes e impostos sobre a venda para se calcular o preço, sem estes itens, tem-se apenas o custo da compra, isto é, o valor de estoque das mercadorias.

E os demais gastos, as chamadas despesas, não são importantes? Claro que sim, mas aí já é outro artigo. O que interessa, neste momento, é aproveitar o início do ano, do século, do milênio e por mãos à obra no controle do custo das mercadorias vendidas, para se ganhar o máximo possível.

Tenha tudo organizado - notas fiscais, controles de pagamento de frete, datas de pagamentos dos impostos e seus percentuais, e procure se informar como calcular corretamente o custo de cada compra.

Organize-se, controle seus custos, lucre!



 
Referência: varejistas.com.br
Autor: Dila Maria Pimenta
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