Plano de Negócios - O processo de planejamento estratégico
É cada vez maior o número de empresas que, diante da complexidade no cenário
empresarial e de tantas turbulências e incertezas, estão buscando ferramentas e
técnicas que as auxiliem no processo gerencial. O planejamento estratégico é uma
dessas ferramentas.
Ao contrário do que alguns pensam, ele contempla as características das pequenas
e médias empresas. Nas organizações competitivas, verificamos que uma importante
condição para que sobrevivam está ligada à clara definição de seus objetivos e
ao planejamento antecipado dos possíveis caminhos a ser percorridos para
atingi-los.
Mas o que vem a ser planejamento? É a destinação de recursos avaliados visando
atingir determinados objetivos a curto, médio e longo prazo em um ambiente
altamente competitivo e dinâmico. Faz-se necessário a participação das
lideranças e de uma visão generalizada da empresa em relação aos ambientes em
que atua.
Por que devemos planejar? Para que saibamos para onde devemos caminhar. Se não
soubermos para onde ir, não chegaremos a lugar nenhum. Seremos dragados e
jogados para fora do mercado.
E qual metodologia aplicar? Existem diversas. O método que ora apresentamos está
baseado em estudos e na aplicação prática que temos realizado ao longo dos anos,
que consiste nas seguintes etapas:
» Sensibilização da equipe que elaborará e implementará o planejamento
estratégico mostrando-lhes a necessidade, as vantagens e o papel de cada um.
» Definição da missão, ou seja, a razão de ser da empresa. Por que
existimos? Quem somos? Qual a nossa função na sociedade?
» Identificação dos fatores-chave para o sucesso. São os principais
fatores que podem influenciar o desempenho da empresa e dos quais depende o
sucesso do planejamento estratégico.
» Diagnóstico estratégico ou auditoria de posição. É a avaliação real da
posição da empresa. Nessa etapa, deverão ser considerados os aspectos internos e
externos com dados consistentes e verdadeiros. Vale ressaltar que estes não
poderão ser "maquiados", "fabricados de última hora" ou "sonegados", pois será a
partir dessa coleta e posterior análise que teremos a base para as etapas
seguintes.
Inicialmente, deve-se fazer o levantamento de dados internos da empresa como
trajetória, modelo de gestão, estrutura e ambiente organizacional, seus
resultados nas áreas comercial e financeira, advindos das estratégias e
operacionalização, da sua qualificação técnica e evolução e dos seus processos
produtivos.
Depois de fazer a coleta e análise desses dados, serão identificados seus pontos
fortes e fracos. Os pontos fortes serão posteriormente bastante explorados e
terão o reforço de outros que serão desenvolvidos. Os pontos fracos deverão
receber tratamentos para que sejam minimizados ou eliminados.
Para a coleta e análise de dados do ambiente externo, devemos focar os fatores
relacionados aos fornecedores, distribuidores (se for o caso), concorrentes,
consumidores, clientes e as variáveis que impactam ou poderão vir a impactar a
empresa a exemplo da economia e da política, da legislação pertinente, ciência e
tecnologia, aspectos climáticos, cultura, demografia, ecologia, etc.
1. Definição de objetivos – Nessa fase, deverão ser listados os objetivos
a ser alcançados, que devem ser qualitativos e quantificados, realísticos e
desafiadores quando se referirem em termos de vendas, participação de mercado,
lucro, etc., dentro do período previsto do planejamento.
2. Elaboração das estratégias – Essa é a fase em que deverão ser
consideradas todas as etapas anteriores, caso contrário não haverá consonância.
Visar sempre proporcionar aos clientes mais valor que o oferecido pela
concorrência.
3. Planos de ação – Implementam as estratégias através de instruções
claras estabelecendo-se o que, como, quando, quem será o responsável, quanto
custará e o cronograma a ser seguido.
4. Controle – Deverá ser freqüente para conferir se as ações estão sendo
executadas. Essa é a fase em que são medidos os desempenhos, verificados os
orçamentos, propostas as medidas para correção de rumo, caso seja necessário, e
obtidas e averiguadas as informações de cada responsável.
A estruturação do processo de planejamento estratégico será eficiente, eficaz e
efetiva para uma empresa se der o suporte necessário para a sua tomada de
decisões.
Enfatizamos que a agilidade freqüente e contínua da empresa, em sintonia com as
variáveis do seu ambiente, será a melhor forma de se minimizar a probabilidade
de que as mudanças se constituam sem surpresas. A flexibilidade do processo
permitirá que a organização se beneficie de oportunidades existentes ou futuras
e se previna de ameaças reais ou potenciais.
Referência:
vendamais.com.br
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