Headhunter apresenta as 20
expressões mais usadas na área de gestão de pessoas
Constantemente palavras "importadas" de diferentes
segmentos invadem os escritórios e a rotina dos executivos e uma das maiores
saias justas que um profissional pode passar é não entender o que está sendo
discutido em uma reunião de negócios. Muitos fingem que entendem e até discorrem
sobre o tema e acabam fazendo comentários totalmente equivocados. Outros ouvem e
ficam quietos por vergonha de admitir que não sabem o que está sendo falado.
Desconhecer algumas expressões não significa estar ultrapassado, mas estar
atualizado e antenado com as novidades passa a ser pré-requisito importante para
ascender profissionalmente.
João Pedro Caiado, presidente da Human Development Organization International,
especialista em serviços de headhunter e coaching, diz que para se manter
atualizado sobre os termos e acompanhar a velocidade das informações, pesquisa e
leitura são fundamentais. "O profissional deve acompanhar as mudanças e estar
antenado nas novidades para não se expor negativamente em reuniões importantes",
afirma o consultor.
Para auxiliar os profissionais neste assunto, o especialista conversou com
executivos de diversas áreas e relacionou as expressões que um profissional
necessita conhecer. "Selecionei os 20 principais termos que estão na boca dos
executivos contemporâneos e busquei o significado de cada uma delas. Com isso em
mãos fica mais difícil ´pagar um mico´ em uma entrevista de trabalho ou até em
reuniões de negócios", diz Caiado.
As vinte expressões mais atuais:
1. Coach - facilitador; instrutor; entidade (pessoa, equipe,
departamento, empresa, etc.) que atua como agregador das capacidades de cada
elemento da cadeia (equipe, departamento etc.);
2. Empowerment - dar poder ao grupo/equipe;
3. Benchmark - (marcos referenciais) - processo sistemático usado para
estabelecer metas para melhorias no processo, nas funções, nos produtos etc,
comparando uma empresa com outras. As medidas de benchmark derivam em geral, de
outras empresas que apresentam o desempenho "melhor da classe", não sendo
necessariamente concorrentes;
4. E-Procurement - utilização da internet para a automatização dos
processos de compra e gestão de bens e serviços necessários à atividade da
empresa;
5. Housekeeping - técnica para iniciar e manter os processos de Qualidade
e Produtividade Total em uma empresa;
6. On the job - No dia-a-dia do trabalho. Exemplo Treinamentos on the job.
Utilizar a rotina, dentro das tarefas práticas de um indivíduo sem retirá-lo
para a sala de aula. Como um estágio prático superviosanado diretamente;
7. Team Building - dinâmica de grupo em área externa, na qual os
participantes são expostos a várias tarefas físicas desafiadoras, que são
exemplos comparativos dos problemas do dia-a-dia da empresa. Tem como finalidade
tornar uma equipe integrada;
8. Downsizing - redução dos níveis hierárquicos em uma organização com o
objetivo de aproximar os níveis operacionais da alta direção;
9. Joint-venture - Associação de empresas, não definitiva, para explorar
determinado negócio, sem que nenhuma delas perca sua personalidade jurídica;
10. Market Share - participação no mercado;
11. Outplacement - investimento de uma empresa na recolocação de
ex-funcionário em outra organização;
12. Outsourcing - terceirização de tudo o que não faz parte do negócio
principal de uma empresa;
13. Turnover - palavra em inglês que na tradução quer dizer:
rotatividade, movimentação, giro; circulação; medida da atividade empresarial
relativa ao realizável em curto prazo, vendas;
14. Core Business - relativo ao próprio negócio ou especialidade no
negócio que faz;
15. B2E - Business-to-employee - relação entre a empresa e o funcionário;
16. Budget - porcentagem do faturamento da empresa destinada a ações de
MKT, vendas, novos negócios etc;
17. Kaizen - processo de melhorias contínuas, com bom senso e baixos
investimentos;
18. Absenteísmo - do francês absentéisme, derivado do inglês absenteeism,
de absentee, ou pessoa que falta ao trabalho, à escola etc. Que vive ou está,
via de regra, ausente;
19. Just-in-time - metodologia com base nas pessoas, cuja filosofia é
eliminar tudo aquilo que não adiciona valor ao produto. O objetivo é fornecer
exatamente as peças necessárias, nas quantidades necessárias, no tempo
necessário.
20. Stock options - incentivo que permite aos funcionários comprar ações
da empresa em que trabalham por um preço abaixo do mercado.