Flexibilização de benefícios. Essa é uma prática que tende a ser adotada
pelas empresas nacionais de grande porte. Esta é a conclusão de uma pesquisa
realizada, recentemente, pela Divisão de Estudos e Pesquisas da Manager
Assessoria em Recursos Humanos. O estudo consultou 35 empresas nacionais e
revelou que 20 delas (57,14%), já oferecem alguma flexibilização de benefícios e
que 34,29% deste universo, ainda, não adota tal prática. Os 8,57% restantes,
estudam a possibilidade de implantação desta iniciativa.
A principal característica do chamado benefício flexível é que ele se
enquadra ao perfil individual do trabalhador ou de um determinado grupo de
colaboradores. Neste caso, por exemplo, o funcionário pode escolher entre várias
modalidades de planos de saúde oferecidos pela empresa ou, também, optar por
pagar descontos maiores ou menores em planos de previdência privada. É comum que
o trabalhador escolha o padrão do benefício mais adequado às suas necessidades,
dentro de um pacote prévio viabilizado pela própria empresa.
A flexibilização desses benefícios está crescendo. De acordo com o resultado
obtido pela Manager, existem empresas que flexibilizam desde um único benefício,
como também existem as que oferecem uma "cesta de vantagens" que incluem:
assistência médica/odontológica, seguro de vida, plano de previdência
complementar, despesas com condicionamento físico, estética, assinatura de
revistas, educação, financiamento e verba para compra de carros por gerentes.
Quanto às alterações de escolha, normalmente, só podem ser feitas uma vez por
ano e caso o beneficiado queira alguma melhoria no padrão do benefício, ele pode
optar por fazer pagamentos complementares junto às conveniadas.
A prática
A Telet SA, primeira empresa gaúcha concessionária em telefonia móvel da Banda
B, oferece aos seus 860 funcionários uma planilha de 12 benefícios flexíveis,
cada um com até cinco níveis de opções. Para Paulo Amorim, gerente de tecnologia
em RH, a empresa resolveu optar pela flexibilização dos benefícios como forma de
reconhecer e atender às diferentes necessidades de cada colaborador. "Depois que
desenvolvemos um sistema com premissas voltado para nossos clientes, começamos a
enfatizar uma sistemática para os nossos colaboradores", comenta Amorim.
No momento que ingressa na empresa, o funcionário recebe uma pontuação
proporcional à função que irá exercer. Todos os benefícios são classificados de
acordo com esses pontos - assistência médica/odontológica, seguro de vida,
check-up, combustível, seguro de vida, entre outros. "Apesar de oferecer essa
flexibilidade, a empresa garante um pacote básico para os funcionários, que
beneficia desde o gerente até a recepcionista, levando em consideração o número
de dependentes. Este pacote inclui assistência médica e odontológica,
alimentação e seguro de vida", complementa Amorim, acrescentando que em
reconhecimento ao trabalho desenvolvido, a Telet SA já conquistou o Prêmio TOP
Ser Humano da ABRH/RS (1999) e recentemente recebeu o Prêmio TOP ADVB Nacional.
Além de ser uma proposta totalmente democrática, a flexibilização dos
benefícios, segundo Paulo Amorim, oferece outras vantagens. Entre elas, ele cita
a oportunidade que a empresa oferece aos colaboradores, para que estes retratem
suas reais necessidades, dando opções de escolha; aumento da competitividade no
mercado de trabalho e a própria flexibilidade do benefício, que valoriza o
colaborador. É importante destacar que anualmente, no mês de dezembro, os
funcionários podem fazer alterações nas escolhas dos seus benefícios. No que se
refere aos custos, a empresa fica responsável por 80% do total dos gastos e os
outros 20% restantes, são descontados na folha de pagamento do trabalhador.