O discurso é comum em algumas empresas: "Pesquisa de clima? Eu mesmo faço". É
na tentativa de reduzir custos que algumas companhias têm a ilusão de realizar
pesquisas de satisfação do público interno dentro de casa, aproveitando o time e
os recursos internos.
Não haveria nada de errado na decisão se as companhias tivessem especialistas
em metodologia de pesquisas e experiência na condução dos processos que - é
preciso lembrar - esbarram em determinadas dificuldades, como qualquer projeto
estratégico. Dessa forma, o resultado que se esperava pode, em muitos casos,
deixar a desejar. E essa importante ferramenta perde seu papel.
Como consultora há mais de 10 anos neste segmento, já me deparei muitas vezes
com o pedido de clientes que iniciaram a realização deste tipo de pesquisa
internamente e tiveram que procurar ajuda para finalizá-la. Mudam-se os
clientes, mas os motivos são sempre parecidos: não foi possível absorver a
demanda de forma a cumprir o prazo, os funcionários não se sentiam seguros em
colocar a verdadeira opinião, as questões escolhidas não chegavam a evidências
precisas. Ou, ainda, não dispunham de ferramentas adequadas.
Em algumas companhias, dificuldades como essas levam as pesquisas a serem
enterradas na gaveta, e se perde uma excelente oportunidade de conhecer como
manter o funcionário comprometido e motivado, questão-chave para o crescimento
de qualquer negócio. Sem falar no desperdício de tempo que se dedicou à
atividade e o prejuízo para a reputação da área, que deixa de entregar aquilo
com que se comprometeu. Com o apoio de uma consultoria, esta preocupação deixa
de existir e o profissional de RH pode se dedicar às atividades estratégicas de
sua área.
Outra questão que as empresas esquecem de avaliar é a importância do sigilo e
da isenção na condução de uma pesquisa, uma vez que envolve informações que
podem evidenciar falhas internas da companhia. É comum as empresas escalarem
profissionais da própria área de RH para a execução da pesquisa de clima
organizacional sendo que são eles, também, são os responsáveis pelo capital
humano da organização.
Invariavelmente, o que vemos é: em pesquisas de clima, pontos frágeis da área
são deixados de lado porque os funcionários sentem-se desconfortáveis em apontar
falhas. Quando é comandada por uma consultoria, a pesquisa garante fidelidade e
imparcialidade à obtenção e manipulação dos dados.
Além disso, o ‘olhar fresco' de um consultor externo permite à empresa
ampliar a avaliação sobre os resultados apresentados, formatando um plano de
ação pós-pesquisa que irá somar ainda mais nível crítico à tomada de decisões.
Dessa forma, é inegável a segurança e a economia que o apoio de uma consultoria
proporciona às companhias no curto prazo e, ao longo da experiência, a elevação
da qualidade dos serviços e a valorização destas áreas dentro das empresas, uma
vez que passa a adotar decisões de perfil cada vez mais estratégico e assertivo.