Tornar uma marca conhecida envolve o emprego combinado e sabiamente dosado
das ferramentas do Marketing. Estas ferramentas incluem a propaganda, a
publicidade, o endomarketing, a identidade corporativa e visual, promoções e
merchandising, ações de responsabilidade social e relacionamento com a imprensa.
De forma simples e direta, seguem abaixo as ações e atitudes imprescindíveis
na construção de uma marca forte e duradoura:
1 - Persistência
Marcas fortes e conhecidas no mercado não são construídas da noite para o dia.
Elas são o resultado de um processo demorado que exige persistência. Isto
significa resistir a todos os modismos passageiros, acreditar nos benefícios do
produto e na importância decisiva de comunicar estas vantagens ao público-alvo.
2- Posicionamento
Para fazer uma marca forte e conhecida deve-se começar pela clara definição do
segmento que a empresa pretende trabalhar. É fundamental ter como condição
indispensável, o posicionamento correto da empresa e do produto no mercado.
Resumindo, a empresa precisa selecionar o segmento de mercado mais adequado ao
produto (foco) e depois, comunicar-se com este segmento de forma eficaz.
3- Atributo
A marca deve transmitir ao mercado o que existe de mais relevante/importante no
produto ou serviço. Com freqüência, o que o mercado deseja não é apenas algo que
se possa simplesmente ser quantificado. A maioria dos atributos relevantes de um
produto ou serviço é de valoração muito subjetiva. Na verdade, não se deve
ignorar as vantagens e os benefícios de ordem emocional. Produtos e marcas,
afinal, são destinados a pessoas.
4- Valor
A marca deve também ter relação de valor com o mercado. Deve trazer a idéia dos
benefícios que o cliente ganha quando compra o produto
daquela marca.
5-Integridade
Para se firmar na cabeça do cliente, a marca precisa de integridade. Isto
significa que toda promessa de desempenho e satisfação do cliente, resumida na
marca, precisa ser cumprida pelo produto nas mãos do cliente. Assim, a
recomendação básica é que antes de pensar em fortalecer a marca é primordial
fortalecer o produto: seu desempenho, preço, design, potência, segurança,
conforto operacional, sabor, cor, aroma, peso, embalagem etc. Marca e produto
precisam estar em perfeita harmonia, fortalecendo-se reciprocamente no mercado.
6- Nome
É igual escolher nome para filhos. Deve ser bem pensado, analisado e excluídos
os modismos passageiros. A escolha de um bom nome é essencial para a fixação da
marca.
7- Qualidade
Uma exigência do mercado. É condição absoluta a necessidade de se manter a
qualidade do produto. Quando a marca promete mais do que o produto pode cumprir,
ambos perdem.
8- Realimentação/Publicidade
O cliente anda cada vez mais inconstante. A ligação do cliente com a marca
precisa ser alimentada de forma sistemática através da sua permanente
divulgação.
9- Monitoração
O mercado é extremamente dinâmico, traduzido por mudanças
rápidas no comportamento dos clientes. Por isso, o comportamento do cliente em
relação à marca e aos produtos precisa ser analisado
de forma sistematizada em períodos regulares.
Seguindo os passos acima de forma planejada, organizada e controlada, pode-se
dizer que há grandes chances de sucesso.