Carreira / Emprego - Promoção: conheça os principais erros cometidos pelos "chefes"
A promoção que você tanto esperava, enfim, chegou! Agora será responsável
pela coordenação de uma equipe. É natural que sua primeira reação, depois da
euforia, seja se perguntar se está mesmo preparado.
Porém, é importante que conheça os principais "pontos fracos" daqueles que
ocupam função de coordenação dentro de um grupo, apontados pelos especialistas
em Recursos Humanos. A idéia é que você possa vigiar suas atitudes a partir de
agora!
Não tente resolver tudo sozinho
Você foi promovido e agora responde pelo trabalho de um grupo. Portanto,
aprender a trabalhar em equipe é fundamental. Muitos "chefes" perdem pontos
neste quesito, procurando fazer tudo sozinhos. Se antes você era avaliado pela
tarefa que desempenhava, agora é diferente: será questionado pelas metas
atingidas pela sua equipe.
Por mais que, em alguns momentos, o trabalho de treinar funcionários lhe pareça
demorado e árduo, esforce-se nesta tarefa. Você colherá bons frutos no futuro.
Tudo bem se considerar eficiente, mas dificilmente poderá realizar uma tarefa
mais rápido do que se tivesse o apoio do seu grupo.
Muito cuidado ao delegar
Como o equilíbrio é importante em tudo na vida, neste assunto não poderia ser
diferente. Contar com uma equipe não significa delegar ao extremo! Você precisa
sim dividir tarefas com sua equipe, mas é sua a missão de acompanhar resultados
e fornecer apoio ao grupo quando necessário.
Estimule-os a participarem das decisões. Porém, lembre-se sempre que você é o
coordenador do grupo, o que quer dizer que a palavra final deve ser sua. Por
mais que isso lhe pareça autoritarismo, lembre-se que será cobrado pelas
decisões tomadas pela equipe: portanto, a responsabilidade é sua e será avaliado
neste quesito.
Capriche no planejamento
Coordenar um grupo exige planejamento e organização, caso contrário, você poderá
literalmente se perder na nova tarefa. Afinal, receberá novas orientações de
seus superiores, e terá que acompanhar as atividades do seu grupo.
Esteja preparado para os problemas: ausências de funcionários, falta de
motivação, entre outros. Embora possa lhe parecer óbvio, lembre-se de que está
lidando com pessoas, que estão sujeitas, como você, a dias de crise. Por conta
disso, sua atenção deverá se desdobrar em vários assuntos diferentes, sem que
perca seus objetivos. Organize-se!
Autoridade não se impõe
A forma de encarar o poder inspira certos cuidados. Não é impondo sua vontade ou
seu modo de agir que conquistará o respeito do grupo ou terá a autoridade
necessária para executar o seu papel.
Dê tempo ao tempo e conquiste sua equipe: sua conduta, sua forma de encarar o
trabalho e de se relacionar com as pessoas são alguns dos pontos que lhe
ajudarão nisso. Deixe a vaidade de lado e encare sua promoção como um desafio e
uma prova de confiança que a empresa está depositando em você. Sua
responsabilidade agora é maior, não se esqueça disso!
|