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Carreira / Emprego - Promoção: conheça os principais erros cometidos pelos "chefes" 

Data: 30/05/2007

 
 

A promoção que você tanto esperava, enfim, chegou! Agora será responsável pela coordenação de uma equipe. É natural que sua primeira reação, depois da euforia, seja se perguntar se está mesmo preparado.

Porém, é importante que conheça os principais "pontos fracos" daqueles que ocupam função de coordenação dentro de um grupo, apontados pelos especialistas em Recursos Humanos. A idéia é que você possa vigiar suas atitudes a partir de agora!

Não tente resolver tudo sozinho
Você foi promovido e agora responde pelo trabalho de um grupo. Portanto, aprender a trabalhar em equipe é fundamental. Muitos "chefes" perdem pontos neste quesito, procurando fazer tudo sozinhos. Se antes você era avaliado pela tarefa que desempenhava, agora é diferente: será questionado pelas metas atingidas pela sua equipe.

Por mais que, em alguns momentos, o trabalho de treinar funcionários lhe pareça demorado e árduo, esforce-se nesta tarefa. Você colherá bons frutos no futuro. Tudo bem se considerar eficiente, mas dificilmente poderá realizar uma tarefa mais rápido do que se tivesse o apoio do seu grupo.

Muito cuidado ao delegar
Como o equilíbrio é importante em tudo na vida, neste assunto não poderia ser diferente. Contar com uma equipe não significa delegar ao extremo! Você precisa sim dividir tarefas com sua equipe, mas é sua a missão de acompanhar resultados e fornecer apoio ao grupo quando necessário.

Estimule-os a participarem das decisões. Porém, lembre-se sempre que você é o coordenador do grupo, o que quer dizer que a palavra final deve ser sua. Por mais que isso lhe pareça autoritarismo, lembre-se que será cobrado pelas decisões tomadas pela equipe: portanto, a responsabilidade é sua e será avaliado neste quesito.

Capriche no planejamento
Coordenar um grupo exige planejamento e organização, caso contrário, você poderá literalmente se perder na nova tarefa. Afinal, receberá novas orientações de seus superiores, e terá que acompanhar as atividades do seu grupo.

Esteja preparado para os problemas: ausências de funcionários, falta de motivação, entre outros. Embora possa lhe parecer óbvio, lembre-se de que está lidando com pessoas, que estão sujeitas, como você, a dias de crise. Por conta disso, sua atenção deverá se desdobrar em vários assuntos diferentes, sem que perca seus objetivos. Organize-se!

Autoridade não se impõe
A forma de encarar o poder inspira certos cuidados. Não é impondo sua vontade ou seu modo de agir que conquistará o respeito do grupo ou terá a autoridade necessária para executar o seu papel.

Dê tempo ao tempo e conquiste sua equipe: sua conduta, sua forma de encarar o trabalho e de se relacionar com as pessoas são alguns dos pontos que lhe ajudarão nisso. Deixe a vaidade de lado e encare sua promoção como um desafio e uma prova de confiança que a empresa está depositando em você. Sua responsabilidade agora é maior, não se esqueça disso!



 
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Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :