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Negócios / Empreendedorismo - A Importância de Documentar Lições Aprendidas 

Data: 16/09/2007

 
 

A teoria diz que documentar lições aprendidas é uma atividade importantíssima durante qualquer projeto. Qualquer gerente de projeto concordará com isto, mas nem sempre esta atividade é realmente executada com a seriedade necessária.

É fácil entender porque as lições aprendidas são muitas vezes deixadas de lado:

  • Pressões para cumprir prazos, que leva o gerente a se preocupar mais com as atividades diretamente relacionadas ao produto do projeto.
  • Mudança de foco ao terminar um projeto. As pessoas e organizações acabam mais concentradas no próximo projeto do que no fechamento correto do projeto anterior.
  • Falta de interesse da alta gestão neste tipo de documentos.
  • Problemas culturais na empresa que levam o gerente a acreditar que documentar lições aprendidas é uma perda de tempo, já que não terá verdadeira influência sobre os próximos projetos da organização.

Independente de todos estes fatores, o gerente de projeto deve entender que as lições aprendidas são uma ferramenta essencial para seu crescimento profissional e para a melhoria contínua da organização.

Trata-se muito mais do que um documento para cumprir a formalidade do projeto. São as informações que permitirão que os erros passados não se repitam e os acertos possam ser feitos novamente. Por isso é importante registrar tanto as boas quanto as más experiências do projeto. Estes registros ajudarão a moldar as atividades e controles dos projetos futuros.

A forma de fazer a documentação de lições aprendidas varia muito de uma organização para outra (ou de um projeto para outro). A maioria das empresas, mesmo as que adotaram o gerenciamento de projetos de uma forma ou outra, não possuem uma forma única de criar estes registros. Cabe ao gerente de projeto tomar a iniciativa para criar algo que seja:

  • Útil: se a informação não ajudará a empresa, equipe e gerente nos próximos projetos, provavelmente não vale a pena registrá-la.
  • Prático: a forma de registro deve ser simples, ou a burocracia tornará difícil o acompanhamento das lições aprendidas.
  • Compreensível: é importante que o gerente lembre que as informações para todos, e não deve cometer o erro de documentar as informações de uma forma que somente ele compreenderá.

Na maioria dos casos, devem-se evitar tabelas complexas que demandarão muito tempo para ser preenchidas. Eu recomendo os seguintes campos no registro de lições aprendidas: atividade, tipo (neste caso há que definir algumas categorias), situação, lição aprendida, ações preventivas e ações corretivas para o futuro.

Outra prática que recomendo aos gerentes de projeto é a criação de um arquivo pessoal de lições aprendidas. É importante lembrar que o documento “oficial” é de propriedade da empresa e deve ser aberto às equipes e outros gerentes. Portanto, algumas informações confidenciais do projeto ou que não devam estar em um documento oficial pode ir em um registro que outros não terão acesso. Não se trata aqui de tomar uma atitude antiética, e sim de preservar informações importantes para os stakeholders corretos.

A importância da documentação de lições aprendidas é um fato. Cabe ao gerente de projeto definir a melhor forma de criá-la e fazer bom uso das informações obtidas.



 
Referência: ogerente.com
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