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Negócios / Empreendedorismo - Como irritar seus clientes 

Data: 16/09/2007

 
 

Toda empresa, por melhor que seja, pode cometer alguns erros básicos que fazem com que a compra de um produto ou serviço seja mais difícil do que o necessário. É preciso que todos os departamentos dentro de uma empresa entendam que é necessário suavizar o ato da compra, deixando que ele flua livremente, sem empecilhos. Ao eliminar estes erros, você terá uma empresa muito mais competitiva e dinâmica:

1. Prometer e não cumprir – Prometa menos e cumpra mais. Muitas empresas, na ânsia de fechar um negócio, acabam dando a impressão enganosa de ter uma varinha mágica que acaba com todos os problemas do comprador. Se você tem de mentir ou exagerar para vender, volte para a prancheta e desenvolva produtos ou serviços que realmente atendam às necessidades do cliente ou procure nichos de mercado que possam ser totalmente satisfeitos com o que você oferece hoje.

2. Cobrar errado – Faturas incompletas, com valores errados e que chegam depois da data de cobrança são detalhes que devem ser tratados com muita atenção. Por um motivo que deveria ser estudado por psicólogos, existe uma tendência do pessoal financeiro de ver o cliente como uma fonte de problemas e incômodos, e não como as pessoas que pagam seus salários.

3. Entregar fora do prazo – Se com pessoas físicas é um desrespeito, com pessoas jurídicas é incompetência completa. Sempre que alguém faz uma compra, começa a fazer planos levando em conta o uso do bem ou serviço adquirido. A entrega dentro do prazo especificado, ou mais cedo, mostra ao cliente que você tem palavra.

4. Efetuar mudanças sem avisar – Existe grande resistência a muitas mudanças, por parte dos consumidores. Os clientes, geralmente, são muito mais conservadores do que aparentam. Acontece que as pessoas gostam de um pouco de estabilidade. Para não perder a sua base de clientes fiéis, implemente as modificações ao longo de um determinado período de tempo.

5. Não aceitar reclamações ou devoluções – A maioria das empresas tenta se proteger de alguns malandros e acaba irritando milhares de consumidores e clientes. O valor de um cliente, na sua empresa, pode ser medido cientificamente em reais. Só quem nunca se deu ao trabalho de fazer essa conta é que maltrata um cliente que reclama. Além disso, perde uma chance excelente de melhorar.

Outros erros que irritam os clientes:
- Vendedores ignorantes
- Vendas de alta pressão
- Não ser atendido imediatamente
- Descaso
- Preço absurdo
- Tamanho único
- Falta de flexibilidade
- Burocracia



 
Referência: vendamais.com.br
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