Carreira / Emprego - Líder deve encantar clientes 
                                                    
                                                     
                                                    
                                                        
                                                        
                                          
                                                                                                    
                                                    
                                                    
                                                    
                                             
                                                     
                                             
                                                    Muito mais do que saber lidar com a própria equipe, o líder deve se esforçar 
para encantar os clientes. Isto porque de nada adianta ter um time bom, se não 
há a quem atender. 
 
De acordo com o consultor em gestão de pessoas, César Souza, sem liderança 
eficaz, de nada adianta investir em campanhas publicitárias e ações de 
marketing. Se o problema está na postura do profissional, então, "não há santo 
que ajude a conquistar clientes". 
 
E isso deve ser feito com muito respeito. O contato com o cliente deve ser o de 
prestador de serviço. Se houver problemas, peça desculpas e resolva. Caso o 
resultado tenha sido positivo, comemore com ele a parceria. 
 
Mitos e verdades 
Um fato com relação à liderança é a de que ela deve ser feira com 
pró-atividade, na criação de condições para que toda a equipe sugira novas 
idéias, e agrade o cliente. Mas o que deve ser desmistificada é a idéia de que o 
"comandante" deve formar seguidores. 
 
"Assim, só se formam gerentes eficazes e não novos líderes. As empresas do 
futuro são aquelas que procuram formar uma fábrica de líderes". 
 
Ainda segundo Souza, o líder deve estimular o funcionário a saber como fazer o 
que lhe é proposto, preparando-o para atender clientes em uma possível ausência. 
É preciso oferecer algo que vá além das atividades dos membros da equipe, os 
desafios profissionais. 
 
Além do esperado 
O consultor ainda afirmou que é preciso ultrapassar os resultados esperados: 
surpreender é uma característica fundamental nos profissionais do futuro. O 
líder ainda deve servir de exemplo e disseminar valores. 
 
"As pessoas devem se perguntar: estabeleço metas ou ofereço uma causa? Formo 
líderes ou seguidores? Surpreendo com os resultados ou entrego o combinado? A 
minha visibilidade é de 360 graus?", afirmou. 
                                                    
                                            
                                                     
                                            
                                                     
                                                     
                                                    
                                                     
                                                     
                                                        
                                          
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