Currículo (curriculum) - Dicas para elaboração de um bom currículo: em inglês!
O primeiro contato entre a pessoa que procura emprego e a empresa é, muitas
vezes, o currículo. Por isso, algumas pessoas são eliminadas, mesmo que sejam
ideais para o cargo, já que erros na redação e na estruturação são encontrados.
Se esta situação já se torna difícil quando o currículo é elaborado na língua
portuguesa, imagine para uma vaga em que é necessária a montagem do documento em
inglês. Por isso, preste atenção às dicas abaixo e mãos à obra.
No começo: objetivos!
Não adianta nada mandar o currículo para a empresa caso seus objetivos não batam
com os dela. Por isso, depois de seus dados pessoais, coloque com destaque as
suas metas, para que o empregador verifique se batem com as do cargo oferecido.
Seja rápido e, como diz o próprio título, objetivo. Algo do tipo: "Trabalhar em
departamento pessoal da empresa" ou "Executar tarefas junto à área
administrativa" são mais indicados.
Histórico de empregos
Mesmo que você saiba muito bem escrever em inglês, antes de começar a redigir o
currículo, pense em todos os lugares no qual já trabalhou. Liste as empresas, o
cargo que ocupava e suas funções principais em português, para não esquecer nada
com a preocupação com a gramática inglesa.
Depois disso, coloque as qualificações acadêmicas, desde onde concluiu o ensino
médio, até os cursos de especializações. Destaque os cursos de línguas e viagens
a estudo no exterior, o que explicará sua fluência na língua inglesa. Somente
depois disso, passe tudo para o inglês.
Gramática
Na hora de escrever você verá que quer dizer mais do que o espaço de duas
folhas, considerado máximo para explicação de sua vida profissional. Por isso,
parta para as abreviações.
Para isso, deixe de fora alguns sujeitos, como eu (I) e pessoas das
orações (my manager, my employees), pronomes possessivos (my/mine, his/hers)
e artigos (the, a). Liste as atividades já realizadas com separação de
ponto e vírgula ao invés de usar a conjunção and.
Use verbos que demonstrem ação, já que remetem à pessoa que a realizou e a torna
mais atrativa e motivada, mais interessada na vaga que é oferecida. Pelo mesmo
motivo, utilize ações diretas.
|