Fechamento da Venda  
AS DIFERENTES TÉCNICAS DE FECHAMENTO.
Fechamento direto: Solicitar o pedido de uma maneira 
objetiva. 
Fechamento por resumo: Resumir os benefícios e combinações 
já discutidos na apresentação de vendas, induzindo assim a decisão de compra.
Fechamento com uma única objeção: O cliente está 
favoravelmente disposto em relação à oferta, exceto por um fator, portanto o 
vendedor tenta eliminar esse obstáculo. 
Fechamento por pressuposição: Pressupor que o cliente esteja 
pronto para comprar e centrar-se em detalhes da transação, como a data da 
entrega, prazo de pagamento, quantidades. 
Fechamento por limitação da escolha: Perguntar ao cliente 
qual entre duas ou mais versões da oferta ele prefere. 
Fechamento por similaridade: Contar ao cliente sobre um 
outro cliente com um problema parecido que fez a compra e beneficiou-se com ela.
Fechamento por demonstração: Demonstrar a oferta para fechar 
a venda. 
Fechamento pela menor decisão: Buscar aprovação da menor 
decisão possível, abrangendo o pedido inteiro - substituir uma decisão grande 
por outra menor. 
Usar o silêncio: Deixar o cliente tomar a decisão.
Fechamento por concessão: Fazer a apresentação e, depois, 
oferecer algum incentivo/concessão para o cliente (por exemplo, uma redução no 
preço para a compra imediata). 
Fechamento por comparação: Comparar as características da 
oferta com as de um concorrente conhecido.
Fechamento "compre agora": Despertar urgência no cliente 
explicando que, a menos que a compra seja feita agora, a oferta desejada pode 
não estar mais disponível. 
Fechamento emocional: Apelar para as emoções do cliente 
medo, amor, status, competitividade, reconhecimento.
Analise as características do comprador e veja qual das técnicas pode ser 
utilizada com mais sucesso.