A capacidade de vender (o que quer que seja) é um dos grandes segredos do
sucesso. Esse conceito, entretanto, encontra ampla resistência em pessoas que
vêem a idéia da venda como algo pejorativo e negativo. Digo em meus cursos e
treinamentos: “você precisa em primeiro lugar aprender a vender você mesmo!” e
passo a próxima meia hora dando conta dos contra argumentos que surgem!
Ao longo de toda a história da humanidade, profissionais inescrupulosos
cuidaram para que o conceito da venda fosse bastante deturpado, a resistência a
idéia vem de toda essa bagagem de informações e sentimentos com relação ao tema.
Vamos olhar de um outro ponto de vista então. Os inter-relacionamentos
humanos dependem única e exclusivamente da troca - se não houver troca, não há
relacionamento, certo? Para que eu aceite trocar algo meu com alguma outra
pessoa, seja minha atenção, meu afeto, meu dinheiro, um objeto, minha forca de
trabalho, etc, eu preciso ”comprar” a idéia que o outro está me oferecendo, do
contrário eu nao darei a minha parte na troca e não haverá relacionamento.
Você esta me acompanhando?
Se numa discussão entre amigos, meu interlocutor não está “vendendo” bem sua
idéia, ele não está obtendo a minha atenção. Se num ambiente de trabalho, o
superior não consegue “vender” a idéia de que aquele projeto merece dedicação,
ele não a terá por parte de seus subordinados. Se um rapaz tentando conquistar
uma garota não for eficaz em vender sua imagem e appeal, ele não terá
sucesso na tentativa. E assim por diante, em qualquer tipo de
relacionamento, entre amigos, pais e filhos, trabalho, parceiros, se você não
for eficaz ao vender sua imagem e ponto de vista, o outro não lhe dará o que
você quer em troca e por conseguinte, não haverá relacionamento! As coisas estão
ficando mais claras agora?! Tudo isto não faz sentido?!
Para se dar bem na vida você precisa saber vender o seu peixe, mesmo que seja
para convencer seu filho de que pizza às 10 horas da manhã não é uma boa idéia!
(se você usar de técnicas de coercão ao invés de técnicas de venda para
convencê-lo, ele ficará bravo e se revoltará contra você, mas se você der
argumentos lógicos e fizé-lo acreditar que realmente não é uma boa idéia, ele
concordará com você e tudo ficará bem!).
Ninguém atinge o sucesso sozinho. Sempre precisamos do apoio de pessoas-chave
ao longo do caminho. Estas pessoas porém, não são obrigadas a saber que você
vale a atencão e apoio delas, você precisa convencê-las disso. Com 20 anos, sem
dinheiro algum e sem falar Inglês ele vendeu a idéia de que trazer a Elite
Models (na época maior agência de modelos do mundo) para o Brasil era uma boa
idéia para ninguém menos do que o dono da agencia, John Casablancas em
Nova York. Conhecer esta historia de perto e ver com ele conseguiu esta façanha
sem padrinho e sem dinheiro é um grande fator motivador. Agora, mais motivador
ainda é saber como Bellino, em apenas 3 minutos, convenceu Donald Trump a ser
seu sócio! Não há melhor exemplo sobre como vender idéias!
Estes exemplos são relacionados a vendas de idéias em relações de negócios,
mas como eu disse, esse conceito é aplicado a tudo em nossas vidas. Quanto mais
nós dominarmos a arte da venda (e da argumentação lógica), mais bem sucedidos
seremos naquilo que queremos, seja na vida pessoal ou na vida profissional.
Pense nisso. Se você é daqueles que se considera um péssimo vendedor, que
acha que morreria de fome se tivesse que viver de vendas, reflita sobre este
artigo. Esta sua falta de habilidade em vender o seu peixe não está impactando
negativamente suas conquistas na vida?