Assim como você deve interpretar a pessoa com quem esta negociando, você
precisa prestar muita atenção as impressões causadas.
De nada adiantará compreender e interpretar os outros se você não souber juntar
a tais elementos às impressões necessárias para influenciar.
Estas geralmente se originam a partir de pequenos detalhes. São as
interpretações que, os outros, fazem de você.
A forma como algo é dito, as atitudes frente a certas decisões podem alterar
significativamente uma negociação.
Esteja atento as sutilezas, pois as impressões eficazes exigem discrição,
autocrítica e atenção para aproveitar as ocasiões para passar uma imagem de
honestidade e competência.
A seguir algumas dicas:
1- Vista-se adequadamente e não vistosamente. Lembre-se do
comentário de Chanel e aplique-o nos negócios. “Quando uma mulher se veste mal,
em uma ocasião, todos notarão a roupa e não ela. Se, ao contrário, a mulher se
vestir bem (corretamente) ela será notada e não a roupa.” Esta observação também
serve para os homens.
2- Dê provas de eficiência nas pequenas coisas. Por exemplo,
seja pontual cumpra horário, responda uma correspondência, agradeça um e-mail.
3- Não faça promessas que não poderá ou não tem intenção de
cumpri-las, pois causam péssima impressão.
4- Prestar um favor é importante, mas tome algumas precauções:
faça com que a outra parte tome conhecimento do mesmo de forma sutil, evite a
ostentação ruidosa e não deixe de faze-lo a não ser com um motivo muito bom.
5- Não coloque as pessoas em situação difícil, a menos que,
seja com um motivo especialíssimo.
6- Muitas vezes saber aguardar é mais proveitoso do que
insistir ou cobrar uma mudança de idéia.
7- O elogio, quando sincero, gera simpatia. Uma forma vantajosa
de elogio é aquela que coloca a pessoa em uma situação favorável, perante os
outros membros da empresa.
8- Aprenda a fazer e manter amigos através de demonstrações de
interesse (exemplos, telefonemas, e-mail, fax).
9- Use adequadamente o conselho e a confidência, pois geram
confiança e respeito. Indiscrição e quebra de confiança, são falhas graves que
podem criar sérios problemas.
10- Um ativo importantíssimo nos negócios é o senso de humor,
capaz de dissipar tensões e predispor favoravelmente os ânimos. Humor não
significa forçosamente uma gargalhada, mas sim um comentário espirituoso e
agradável.
11- Um perigo que se corre freqüentemente, no mundo dos
negócios, é o de se transferir emoções negativas de uma situação para outra.
Como por exemplo, deixar transparecer impaciência ou irritação por causa de um
negócio frustrado. Uma dica, para evitar tais problemas, é compartimentar o seu
dia tratando cada coisa em seu momento, estabelecer uma distância emocional,
entre as negociações.
12- Seja você mesmo. Aprenda a lidar com as situações e não
fique ansioso demais para agradar.
Bons negócios e muito sucesso.