Vendas - Motivos por que se perdem vendas e clientes
1- PROMESSAS QUE NÃO SÃO CUMPRIDAS
Muitas vezes, com medo de perder o negocio, o vendedor termina cometendo um dos
maiores erros em vendas, prometer mundos e fundos.
Não prometa e não se comprometa, alem da realidade e dentro das normas e
condições que a sua empresa poderá cumprir.
É melhor ser honesto e não vender hoje, mas, conservar a honra e ganhar o
conceito do cliente para sempre.
Cuidado peixe morre pela boca.
O cemitério está cheio de gente que não cumpriu promessas.
2- FAZER MAIS AFIRMAÇÕES DO QUE PERGUNTAS
Você já observou, alguns vendedores, sempre chegam fazendo afirmações de que os
produtos, que eles estão vendendo, são os melhores, que a empresa deles e a
maior e melhor, que o produto deles é o ideal para o cliente e ponto final.
Não importa o que você vende, produtos ou serviços, lembre-se de que a venda
deve seguir uma ordem lógica, é como uma conversa com perguntas e respostas.
O vendedor que entrar numa situação de venda fazendo mais afirmações do que
perguntas, pode estar cometendo um erro mortal.
Primeiro você deve fazer perguntas, ouvir as respostas do cliente e depois
demonstrar o seu produto ou serviço, adaptando as características e
especificações às necessidades do cliente.
Quem entra afirmando corre o risco de ter que sair pedindo desculpas.
3- JULGAR O CLIENTE PELA ROUPA OU PELA APARÊNCIA
Este erro já matou muitas vendas e muitos vendedores.
Quem mais comete este erro são os bancos e as revendas de automóveis.
Já assisti muitas situações constrangedoras.
O filme “Uma Linda Mulher” tem uma cena que ilustra muito bem este erro em
vendas.
As aparências enganam.
Atenda todos da melhor maneira possível, seja discreto e elegante na abordagem,
sem criar preconceitos antes de conversar com o cliente.
4- ARROGÂNCIA E PREPOTÊNCIA
O vendedor pensa:
“eu sei mais do que este cliente”,
“eu sou melhor do que o cliente”,
“este cliente não conhece nada do meu produto ou serviço”,
Sempre que, o “EU”, estiver subido para a cabeça, a venda pode estar escorrendo
pelo ralo.
Tenha consciência de que vender é atender e satisfazer as necessidades do
cliente. Vender não tem nada a ver com arrogância e prepotência.
Se você sabe mais do que o cliente, ótimo, use este conhecimento para demonstrar
mais as qualidades do seu produto ou serviço.
Diminua o ar de arrogância e prepotência, e você aumentara a sua venda e a
quantidade de clientes satisfeitos.
5- NÃO DEIXAR O CLIENTE FALAR
Existem vendedores que não deixam o cliente falar.
Acham que, falando rápido, o cliente não terá tempo para perguntar, conseguem
falar todo o seu texto argumentativo sem interrupção.
Isto é um grande erro, as pessoas querem, precisam e desejam fazer perguntas,
dialogar, conversar com o vendedor, aproveite esta oportunidade para interagir e
humanize-se com seu cliente.
6- FALAR MAL DA CONCORRÊNCIA
Quem fala mal da concorrência esta cometendo um grave erro em vendas.
Se a concorrência não presta, deixe que o mercado e os clientes formem o
conceito mercadológico negativo.
O vendedor deve falar e falar muito bem somente do seu produto e dos seus
serviços.
O bom profissional, quando houve clientes falando mal da concorrência,
aproveitam a oportunidade para juntar argumentos que poderão utilizar para
valorizar e diferenciar o seu produto.
Venda o seu peixe.
7- NÃO SABER COLOCAR-SE NO LUGAR DO CLIENTE
Considero este um fator altamente relevante para o sucesso em vendas.
Sempre que você atender um cliente, tenha em mente, após cada afirmação ou
argumentação, “e se eu fosse ele, o que eu faria agora”.
Colocar-se no lugar do cliente, talvez seja uma das formas mais democráticas de
analisar e interpretar, palavras e afirmações que jogamos pela boca a fora sem o
menor compromisso.
Uma vez ouvi um cliente dizer para um vendedor:
“se este produto é tão bom como você esta afirmando, porque você não esta usando
um”.
Cuidado pimenta nos olhos dos outros não é colírio.
8- HUMILHAR O CLIENTE
Existem vendedores que abusam de termos técnicos e palavras em idioma
estrangeiro. Quando o cliente faz alguma expressão de duvida ou demonstra não
conhecer, o vendedor “sabichão” pergunta:
“mas como, o Sr. não conhece isto”.
O cliente fica humilhado e vai embora.
Existem clientes que não perguntam, quando tem duvida, para não passar por
situações constrangedoras.
Se você é vendedor de algum equipamento técnico, de alta tecnologia, cuidado
para não cometer este erro.
Já vi muito vendedor de informática humilhar clientes, dizendo:
“como o Sr. esta desatualizado!!! Todo mundo conhece este sistema operacional”.
O cliente responde:
“desculpe, mas esta é a primeira vez que estou comprando um computador”.
O que o cliente não diz e que nunca mais vai voltar.
Nunca esqueça, cliente humilhado não volta.
9- FALAR AO TELEFONE OU NO CELULAR, QUANDO ESTA ATENDENDO UM CLIENTE
Esta é uma atitude mortal em vendas.
E, todos nos, assistimos diariamente milhares de vendedores cometerem este erro.
Já assisti situações de clientes, ficarem na fila para serem atendidos, quando
chegou a sua vez, o vendedor começou a atender, o telefone toca, é outro cliente
perguntando sobre o mesmo produto, o vendedor consome um tempo enorme dando
prioridade ao cliente do telefonema, deixando quem esta na sua frente esperando.
Certamente esta situação já aconteceu com você.
Pior e você entrar numa loja, a vendedora vem atender com celular pendurado na
cintura, e ele, o celular, toca justamente quando você esta sendo atendido, do
outro lado da linha, distante da loja, esta o namorado apaixonado, a vendedora
se derrete de amor e esquece o cliente.
O amor e lindo, o celular é um espetáculo para aproximar as pessoas, mas neste
caso espantou o cliente, que sai irritado e nunca mais volta para comprar.
10- NÃO SABER INTERPRETAR QUAL A PRINCIPAL NECESSIDADE DO CLIENTE
As pessoas procuram produtos e serviços para satisfazerem suas necessidades.
Este é um fundamento básico da relação comercial.
Lamentavelmente, existem vendedores que tentam lutar contra as leis naturais da
convivência humana. Ou, estão de mau humor, ou brigaram em casa e querem
descarregar em alguém, infelizmente este alguém será o primeiro cliente que
aparecer pela frente.
Todas as pessoas têm necessidades, todas as pessoas têm suas diferenças de
personalidade.
Todos nós queremos, desejamos e vamos satisfazer nossas necessidades, comprando
produtos e serviços.
Cabe ao vendedor saber interpretar, analisar e procurar satisfazer as
necessidades e anseios do cliente, demonstrando e apresentando características
dos seus produtos e serviços que venham atender a individualidade de cada
cliente.
Cada cliente é um ser humano único, cada atendimento é uma relação individual.
Não cometa o erro de vender de forma robotizada, decorada e coletiva.
11- NÃO CONHECER UM GRANDE SEGREDO EM VENDAS:
“as pessoas não querem que lhes vendam, elas querem comprar”.
A maioria dos vendedores é treinada para vender, vender e vender.
Existem vendedores que levam ao extremo o ato de vender, chegam a tornarem-se
agressivos.
Não seja chato, irritante e agressivo.
Ouça mais o cliente, muitas vezes o cliente quer comprar, mas o vendedor não
deixa.
Amenize o medo que todos os clientes tem na hora de comprar.
Tranqüilize o cliente.
Demonstre confiança e segurança.
Agindo assim, suas metas de vendas, serão atingidas mais facilmente.
Referência:
ncm.com.br (Narciso Machado)
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