UM
Acreditar que o bom vendedor é aquele que fala muito e ouve pouco:
O certo é ouvir o cliente, faze-lo falar sobre si mesmo, suas preocupações, suas
necessidades e desejos. Somente após ouvir e interpretar o cliente é que o
vendedor deve começar a demonstrar seus produtos e serviços, direcionando a
conversa para a realidade que o cliente já disse para você.
DOIS
Não gostar de gente:
Quem não gosta de gente não pode trabalhar em vendas, em atendimento, em
marketing.
Vender é se relacionar com outro ser humano, igual a você, com necessidades e
desejos, que podem ser satisfeitas com produtos e serviços.
TRES
Falta de um plano de visitação, vida e venda:
Todo o profissional que atua na área comercial, precisa conhecer os seus
clientes, saber qual a melhor hora, o melhor dia para visitar. Ter um plano de
metas e objetivos, pessoal e profissional.
QUATRO
Não ter orgulho da profissão de vendedor:
Venda é uma profissão de valor e muito rentável.
Trabalhando em vendas você pode fazer a sua relação de clientes, o seu
território de atuação, o seu plano de ação, de metas e objetivos.
O mercado, os clientes, as empresas valorizam o bom profissional, o mais
atualizado, aquele que atende melhor, que entende e satisfaz as preocupações de
seus clientes.
CINCO
Acomodação á pobreza:
Isso pode ser traduzido como baixo ego-drive, a pessoa acomoda-se a uma
determinada situação e, diz para ele mesma que, não esta bem, mas é o máximo que
consegue fazer. Acomoda-se num padrão inferior, não sai para novos desafios,
disputa de mercado, novos clientes, melhores resultados.
SEIS
Não fazer pós-venda:
É um grande erro, pensar que vender tem somente um “ato”. No teatro da vida, o
cliente precisa ser tratado e encantado em inúmeros “atos.’
SETE
Pensar: “Este cliente é meu e ninguém pega:”
Cuidado este é um grande erro. Confiança excessiva pode deixar o vendedor
displicente e acomodado. Trate o seu cliente como se ele fosse o único. Nunca
esqueça que deve ter muitos outros vendedores tentando vender para o seu
cliente.
OITO
Achar que, PREÇO é a única coisa que os clientes querem.
Achar que, quem tiver o menor preço vende mais e ponto final.
Sua empresa, seus produtos e serviços, certamente devem ter vantagens e
benefícios, para serem trabalhadas, sustentadas e argumentadas, antes de você
cair na guerra de preço.
Preço é um item de negociação, nunca esqueça que antes da negociação vem a
argumentação e demonstração das qualidades e diferenciais do seu produto e da
sua empresa.
Quem esquece de argumentar, termina dando desconto e aumentando prazo.
NOVE
Pensar: “Nossos concorrentes são melhores que nós”.
Ora, quem pensar assim, vai trabalhar na concorrência.
Você deve lutar e sustentar o seu produto, o seu serviço e a sua empresa.
Somente assim o cliente poderá acreditar e se convencer, para comprar o que você
esta oferecendo.
DEZ
Pensar: “Eu sou mais sabido que meus clientes”.
O mercado é muito dinâmico, as mudanças estao ocorrendo com velocidade cada vez
mais rápidas. As comunicações estao muito ágeis.
O pior que pode acontecer, para um profissional é chegar na frente de um cliente
desatualizado, sem informação, não conseguir responder às perguntas do seu
cliente.
Portanto, não seja convencido, achando que sabe mais do que o seu cliente, já vi
muitos vendedores perderem vendas e clientes por acharem que sabiam tudo.