Consumidor - Fique atento às compras online que você não fez!
Ao abrir seu e-mail, você se surpreende com a mensagem de uma grande rede
varejista confirmando o recebimento de seu pedido, informando o código, produto
solicitado, valor da compra e prazo de entrega.
Logo abaixo, um link com a frase: veja aqui mais informações da compra. Cuidado!
Trata-se, na maioria das vezes, de mais uma ação dos hackers, ou seja,
pessoas tecnologicamente muito bem informadas que se utilizam de várias
artimanhas na internet para a obtenção de dados de terceiros.
Mais um tipo de invasão
O forte crescimento das vendas on-line abriu espaço para a ação dos
hackers. Porém, alguns golpes são tão bem feitos que quase "pegam" o internauta
desavisado. A primeira medida, depois da revolta de ter um produto comprado em
seu nome, é clicar em "mais informações", certo?
Errado! Embora você tenha um pouco mais de trabalho, o ideal é que entre em
contato com a loja em questão, por telefone, e informe o ocorrido. Preparados
para atendê-lo neste sentido, geralmente lhe solicitarão o código do pedido para
que ambos (loja e consumidor) se certifiquem de que se trata de uma compra
"falsa".
Depois disso, não pense duas vezes para apagar a tal mensagem. Aliás, esta é a
principal recomendação da loja.
Controle das compras virtuais
Para quem não está muito familiarizado com a internet e não costuma fazer
compras online, todo cuidado é pouco com mensagens como estas.
Já para os habituados a comprar seus produtos na rede, é importante que
estabeleçam um tipo de controle dos pedidos, para que uma mensagem como esta não
"confunda" e prejudique tais usuários.
Sendo assim, procure manter, de forma organizada, informações como data da
compra, valor do produto, data prevista para entrega e nome da loja. Organização
nunca é demais, principalmente quando se trata da sua segurança.
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