Negócios / Empreendedorismo - Atitudes para atender melhor os clientes
1- Tenha sensibilidade para perceber e atender as
expectativas dos clientes. Faça perguntas, ouça com atenção. Mostre o seu
interesse em ajudá-lo; seja útil.
2- Jamais cometa o pecado de discordar do cliente, dizendo que
ele está enganado e que você é quem oferece o melhor preço da praça. O cliente
pode provar o contrário. De imediato, uma grande muralha será erguida entre
vocês, o diálogo poderá acabar e as vendas também.
3- Cada cliente, um caso. Sua sensibilidade diante das reações
dos clientes o ajudará no fechamento das vendas. Conheça bem as características
pessoais de cada cliente.
4- Todo vendedor depende muito do seu próprio senso crítico.
Não se acomode. O concorrente estará sempre na espreita e qualquer descuido
poderá ser fatal.
5- Tenha sensibilidade para identificar, aceitar e corrigir seus
próprios erros.
6- Sua sensibilidade deve ser apurada no sentido de entender e
satisfazer as pessoas.
7- Não espera que seu chefe, seus colegas ou mesmo seus
clientes, o alertem sobre suas deficiências. Conte com a sua própria
sensibilidade. Pratique a auto-avaliação, busque sempre se auto-ajudar, não
deixe o desanimo tomar conta de você. Pense positivo, você é um vendedor e
certamente vai ser um vencedor.
8- Jamais sensibilize um cliente fazendo-se de “pobre coitado”
ou mesmo fazendo pressão no sentido de que o cliente deve ajudar-lhe. Esse tipo
de apelação pode fazer você perder vendas e também perder mais clientes. O
vendedor deve atender com dignidade. O bom vendedor não deve usar o artifício de
apelações espúrias.
9- Sempre pense de maneira positiva e otimista. Anote esta
frase:
“Para ser, aja como se fosse.” Para ser um vitorioso, aja como se fosse. Para
ser um campeão em vendas, aja como se fosse. Nunca esqueça, tudo na vida depende
da sua atitude, portanto, tenha e proponha atitudes positivas.
Referência:
ncm.com.br (Narciso Machado)
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