Consumidor - Preocupação com a sustentabilidade muda hábitos de compra
Consumo consciente. Inúmeras pesquisas já colocam o consumidor como principal
responsável por algumas mudanças na fabricação e comercialização de produtos.
Com a responsabilidade social deixando de ser um modismo para virar uma
tendência, a preocupação com a sustentabilidade muda hábitos de compra. "O
consumidor passa de expectador a protagonista no mundo em que vive, sendo
responsável por suas escolhas", afirma Maluh Barciotte, consultora do Instituto
Akatu.
Exercendo a democracia
De acordo com Maluh, o consumidor pode, mais do que nunca, exercer a democracia
na hora das compras. "Com tantas opções de compra, o importante é fazer a
escolha certa", explica.
Mas qual é a escolha certa? Segundo a consultora, as pessoas devem ficar atentas
às informações das empresas responsáveis pelos produtos que consome. Saber se a
empresa investe em responsabilidade social e se as ações são, de fato,
difundidas para o bem e melhoria da sociedade já é um importante passo para se
manter cliente.
Segundo pesquisa realizada pela consultoria TNS/InterScience, e divulgada no
início do ano, dos cerca de 1.000 entrevistados em São Paulo, Rio e Janeiro,
Recife e Porto Alegre, 51% disseram se preocupar com questões sócio-ambientais
antes de realizarem uma compra. No estudo anterior, de 2005, essa
representatividade era de 44%.
Como se tornar um consumidor consciente
Valorizar e divulgar empresas responsáveis, além de se preocupar com o meio
ambiente, são os primeiros passos para se tornar um consumidor consciente.
Além disso, avaliar a necessidade de compra e os impactos do consumo, reutilizar
produtos e embalagens e evitar produtos piratas e contrabandeados também
contribuem para a sustentabilidade.
|