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Motivação - É possível motivar pessoas? 

Data: 30/05/2007

 
 

Hollywood mostra em seus filmes um técnico de um time esportivo, um dono de empresa, um líder de comunidade fazendo discursos empolados, conduzindo todo um grupo em direção à conquista de uma meta comum.

Esse é o sonho de qualquer gestor, ser capaz de motivar seus funcionários energicamente, conquistando uma legião de seguidores que farão de tudo para conquistarem as metas da empresa.

A realidade, no entanto, é que nem todo gestor é um líder nato e a grande maioria dos funcionários não está nem aí para as metas da empresa, eles querem um pagamento no final do mês, só isso.

O gestor desesperado contrata então um profissional de RH (que também não está interessado nas metas da empresa!) para criar programas de incentivos. O resultado é um ambiente artificial onde funcionários interessados na recompensa farão o que for possível para conquistá-la. O grande erro, entretanto,  é acreditar que isso é motivação.

Como empresas como Google e Microsoft conseguem manter um nível “quase eufórico” entre seus funcionários?

Dica: elas não usam programas de recompensa ou incentivos, nem trazem um palestrante motivacional por semana para levantar o ânimo do pessoal!

Em primeiro lugar, elas garantem que o ambiente de trabalho inspira liberdade, igualdade e abertura. Sem estes 3 elementos juntos, não há motivação e também não há produtividade. Ambas as empresas incentivam seus funcionários a criarem e desenvolverem seus próprios projetos. Elas sabem que as pessoas dificilmente se motivam para seguir as metas alheias (ou da empresa), então a “tática” é fazer com que o funcionário crie sua própria meta dentro da empresa.

Diversas das grandes iniciativas do Google, do GMail ao Froogle, saíram de “metas pessoais” dos próprios funcionários. Não é a diretoria que chega e “informa” a todos “nós estaremos desenvolvendo esta plataforma de email chamada GMail e contamos com a colaboração de todos”, da forma como ocorre nas empresas convencionais. Não, é o funcionário que tem “uma grande idéia” e conta com o apoio da empresa para desenvolvê-la.

Esse é um dos “segredos” que faz com que estas empresas tenham um nível de motivação tão alto entre seus funcionários, mas ainda há muitos elementos nesse quebra-cabeça e todos eles são diferentes do que as empresas convecionais fazem. Se há uma dica final que eu eu posso dar aqui nesse artigo é esta: abra mão do controle!



 
Referência: clientesa.com.br
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :