Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Ações / Bolsa de Valores - Investir em ações pode ser menos arriscado do que abrir o próprio negócio 

Data: 30/05/2007

 
 

Descontentes com os rendimentos oferecidos pelo mercado de renda fixa e influenciados pelo mito que coloca o mercado de ações como opção investimento apenas para profissionais, muitos brasileiros, empreendedores por natureza, destinam suas economias à abertura do próprio negócio.

O que essas pessoas não sabem é que abrir uma nova companhia pode ser muito mais arriscado e complicado do que aplicar e obter um bom retorno investindo em uma empresa de capital aberto. É verdade que não existem estatísticas descrevendo o percentual de pessoas que ingressam no mercado de ações e conseguem obter ganhos significativos e constantes no longo prazo.

No entanto, quando avaliamos que mais da metade das micro e pequenas empresas que abrem suas portas "morrem" em no máximo três anos, notamos que tornar-se sócio de uma empresa consagrada e com grande experiência em sua área de atuação pode ser uma alternativa um tanto quanto interessante.

O sucesso depende de um bom planejamento
Assim como o mercado de ações, o sucesso de qualquer negócio depende, sobretudo, de um bom planejamento. Tanto o empreendedor como o investidor deve ter em mente que boas noções prévias do funcionamento do seu negócio do ponto de vista financeiro, dos clientes, fornecedores, concorrentes e da organização são fundamentais.

O mercado de ações pode aparecer como uma alternativa de aplicação interessante, menos burocrática e lucrativa. Os interessados em abrir o próprio negócio devem pelo menos avaliar a possibilidade de aplicar seus recursos no mercado de renda variável, segmento no qual os riscos também podem ser mensurados e minimizados com um bom planejamento.

Acompanhe o desempenho das grandes empresas
Um bom começo para quem deseja ingressar no mercado de ações é acompanhar o desempenho das grandes empresas, as blue chips, como são mais conhecidas. Por que não acompanhar uma empresa do setor em você sonha em montar seu próprio negócio?

Vamos considerar alguém que, contando com um bom planejamento, almeje abrir um posto de gasolina em um local de grande movimento, o que pode se tornar um bom negócio.

No entanto, será que não seria mais interessante aplicar o valor necessário para abrir tal empreendimento em ações da Petrobras, que explora, refina e comercializa petróleo e combustíveis no mercado interno e externo e tem uma grande experiência operacional em sua área de atuação, além de boas perspectivas de crescimento?

Outro bom exemplo se apresenta no segmento imobiliário. A cultura brasileira leva muitos investidores a adquirir imóveis para obter por um longo período os benefícios advindos dos aluguéis. Mas será que não seria interessante aplicar em ações de empresas como Gafisa, Cyrela e Rossi Residencial e obter os ganhos gerados pela valorização dos papéis e pagamento de proventos?

Alternativa de investimento de longo prazo
Poderíamos descrever mais uma série de opções, como Pão de Açúcar, para interessados em abrir um pequeno supermercado, ou Lojas Renner e Lojas Americanas, para quem estuda investir em uma nova loja, no entanto, o objetivo não é esse.

O mercado de ações pode surgir como uma forma de se tornar sócio de uma empresa com experiência e know how em seu mercado de atuação. Vale ressaltar que investir em uma empresa de capital aberto embute uma série de riscos, mas pode ser mais vantajoso e menos perigoso no longo prazo do que abrir o próprio negócio.



 
Referência: InfoMoney
Autor: Marcello de Almeida
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :