VantagensMaior garantia de sucesso
Numa operação de Franchising estruturada corretamente o franqueado
adquire o conhecimento necessário à instalação, operação e gestão de um
negócio cujo "modelo" já foi testado e comprovado na prática.
Um bom franqueador, que seja ético, sério e profissional e que não
queira colocar em risco a sua marca, terá testado exaustivamente, em uma
ou mais unidades-piloto (instaladas, operadas e geridas pelo próprio
franqueador e não por um "franqueado-cobaia"), o "conceito" de negócio
que o franqueado será autorizado a reproduzir. Este é um dos motivos
pelos quais a probabilidade de sucesso de uma franquia é maior que de um
negócio independente.
Marca conhecida
Muitas vezes, a marca do franqueador já é bastante conhecida do público
consumidor. Ou, graças aos esforços cooperados de todos os integrantes
da rede, tem melhores chances de se tornar mais conhecida do que uma
marca nova que esteja na fachada de um único negócio que o empreendedor
precisa desenvolver do zero.
Facilidade na instalação
Um bom franqueador, que esteja preparado de verdade para cumprir seu
papel, preocupa-se em oferecer a seus franqueados toda uma série de
benefícios e serviços que facilitam a implantação e o início da
operação, especialmente no que se refere a:
- Assessoria na escolha do "ponto".
- Projeto para a instalação da unidade.
- Assessoria na aquisição dos materiais, instalações, estoques e
insumos.
- Treinamento e orientação quanto a práticas administrativas e
comerciais.
- Outros aspectos do negócio determinantes para o sucesso do
mesmo.
Propaganda e marketing
cooperados
Muitos franqueadores organizam e coordenam Fundos Cooperativos de
Propaganda e Marketing das respectivas redes, ou se utilizam de outros
mecanismos semelhantes, que permitem utilizar englobadamente (e,
portanto, de maneira muito mais eficaz) as quantias que os franqueados
destinam à divulgação da marca e/ou dos seus produtos/serviços.
Desenvolvimento contínuo
Os franqueadores mais bem-estruturados têm condições de coletar
informações e sugestões de cada um dos integrantes da rede para, em
seguida, processá-las e repassá-las aos demais. Além disso, os próprios
franqueados de cada rede costumam manter contato entre si para a troca
de idéias e experiências com relação aos mais diversos aspectos do
negócio.
Aliás, vários franqueados afirmam que, depois de algum tempo nessa
condição, quando já absorveram do franqueador as informações e os
conhecimentos mais importantes que o mesmo tinha a lhes oferecer, a
melhor coisa que a franquia lhes traz é, precisamente, a possibilidade
de manter um permanente intercâmbio com os demais integrantes da rede, o
que garante que cada um aprenda com os demais e que todos trabalhem
juntos para o bem e o sucesso da rede como um todo.
Maior poder de negociação
Um indivíduo, ao adquirir uma franquia, passa a obter um poder de
negociação próprio de uma rede com inúmeras unidades, o que seria
impossível se ele estivesse sozinho.
Devido ao tamanho da rede e à sua perspectiva de crescimento, o
franqueado consegue ter acesso a preços reduzidos e condições de
pagamento (e, em alguns casos, de entrega também) mais facilitadas e,
inclusive, junto a alguns fornecedores com os quais jamais conseguiria
fechar uma negociação por conta própria.
Desenvolvimento de novos
métodos e produtos
Um bom franqueador se preocupa com a pesquisa e o desenvolvimento
constante de novos serviços, produtos, métodos e sistemas para sua rede
de franquias.
Um franqueador que se preze estará permanentemente estudando a
concorrência, procurando por novas idéias, firmando novas parcerias,
fazendo projeções, acompanhando as variações demográficas do mercado e
criando novos produtos e serviços para que os franqueados possam manter
um bom nível de vendas.
Veja a seguir, as vantagens oferecidas pelas franquias.
- Perspectiva de sucesso de um negócio já experimentado, com marca
consagrada no mercado.
- Planejamento e pesquisas, orientações e aperfeiçoamentos sob a
responsabilidade do franqueador.
- Conhecimento do mercado, pontos fortes e fracos, com apoio de
especialistas.
- Instalação (comunicação visual/arquitetura).
- Economia de escala em compras de maiores volumes e custos de
propaganda, promoções.
- Maiores facilidades de acesso a créditos.
- Retorno mais rápido que nos negócios independentes.
- Independência jurídica.
Desvantagens Riscos inerentes à má escolha do franqueador
Há inúmeros riscos que podem resultar de uma escolha mal feita, no que
se refere ao franqueador a quem o franqueado se vincula. Há
franqueadores que nem chegam a se dar conta de que, ao iniciarem a
concessão de franquias, estão ingressando num novo ramo de negócios. Ou
seja: nem sabem o que significa ser um franqueador.
Conceder franquias é muito diferente de vender ou ministrar cursos de
inglês, comercializar livros, roupas ou sapatos, prestar serviços
gráficos, servir refeições etc. Afinal, a franquia é "um produto" em si
mesma. Um produto novo, que muitos franqueadores não percebem como tal,
daí resultando uma série de problemas para seus franqueados.
Menos liberdade de ação
No geral, pela sua própria essência, uma boa operação de Franchising
implica num mínimo de padronização. O sucesso da rede depende das
semelhanças entre as unidades que a compõem. Isso significa que um
franqueado geralmente está sujeito a mais limitações do que estaria como
dono de um negócio independente.
Risco vinculado à
performance do franqueador
Se o franqueador falhar no desenvolvimento de um método, de um sistema,
de um produto, de uma campanha publicitária, entre outros, o franqueado
acabará sofrendo as conseqüências.
Risco vinculado à imagem
da marca
Qualquer fato (ou boato) que afete a imagem da marca pode afetar (e
muitas vezes tem afetado) os negócios de cada uma das franquias.
Limitações à venda do
negócio
A seleção correta do franqueado é um dos fatores mais delicados e mais
importantes para o sucesso de uma operação de Franchising. Sendo assim,
é comum que o Contrato de Franquia contenha limitações à transferência,
pelo franqueado, dos direitos e obrigações que lhe resultam desse mesmo
contrato.
Para que o franqueado venda ou transfira sua franquia, é normal a
exigência de autorização expressa e por escrito do franqueador, que se
reserva o direito de aprovar, ou não, o pretendente à aquisição. Essa é
uma precaução para que o franqueador possa se certificar de que o
candidato à franquia tenha o perfil adequado para fazer do negócio um
sucesso.
Limitações na escolha de
produtos e de fornecedores
É bem comum que os contratos de franquia estabeleçam, para o franqueado,
a obrigação de adquirir certos insumos, serviços, etc., apenas de
fornecedores licenciados pelo franqueador, ou, ao menos, que observem
determinados padrões e determinadas especificações ditados pelo
franqueador.
É importante perceber que os benefícios e serviços que são "bancados"
pelas taxas pagas pelos franqueados costumam ser indispensáveis para o
sucesso destes. São essas taxas que permitem que o franqueador ofereça à
rede franqueada uma série de benefícios essenciais ao seu desempenho e
desenvolvimento.
Veja alguns riscos, apresentados pelas franquias.
- Excesso de Controle Externo (auditorias) por parte do
franqueador.
- Limitação da Autonomia, do mercado e da criatividade do
franqueado.
- Excesso de Duração do Contrato (longo prazo).
- Custo da Aquisição da Franquia (taxas),com riscos de não
cumprimento das cláusulas contratuais.
- Erros de Seleção na Escolha (falta de escrúpulos ou inadequação
de perfil).
- Localização Exclusiva da Franquia (franqueado pode ser impedido
de usar o ponto, em caso de recisão contratual).
- Os riscos apresentados dependem do tipo ou modalidade da
franquia.