Se você está buscando criar um negócio e não sabe por onde começar, a seguir
proponho um conjunto de questões simples que servirá de base para que sua idéia
seja validada e se transforme em oportunidade. Lembre-se, como citei em textos
anteriores, o que importa é identificar uma oportunidade de negócios e que não é
a idéia que faz a diferença.
Para que você tenha clareza quanto ao tipo de negócio pretende montar,
responda: Qual é o seu negócio? Parece simples responder, não? Mas não é bem
assim. A resposta tem que ser específica, como por exemplo: Meu negócio é a
prestação de serviços de limpeza corporativa para
empresas de médio porte da capital paulista. Note que neste caso o negócio
está bem definido e que a empresa não atenderá residências, ou a micro e grandes
empresas e, ainda, clientes fora de São Paulo.
Admitindo que você já tenha clareza quanto ao tipo de negócio e produtos ou
serviços que pretende oferecer, busque responder ainda às demais questões que
apresento aqui.
O que você realmente vende? Continuando com o mesmo exemplo anterior, seria
simples dizer serviços de limpeza, mas não basta. Procure mostrar o seu
posicionamento ou diferencial em relação à concorrência. Pense em quesitos como
qualidade, preço, durabilidade, confiança, pontualidade, eficiência, etc., mas
tome o cuidado para não querer ser bom em tudo, pois é difícil. Veja o que a
clientela busca, o que a concorrência não faz e tente oferecer algo que preencha
esta lacuna.
A terceira questão que proponho refere-se ao mercado-alvo.
Você consegue identificar com clareza qual é o seu mercado?
Explico: qual o nicho específico de mercado, setor, região, perfil de
consumidor. A dica é você identificar o perfil de um cliente-alvo e, a partir
daí, tentar levantar o tamanho do mercado em Reais e em número de clientes
potenciais. Não basta falar que o mercado é o Brasil todo, que envolve 180
milhões de pessoas. Isso simplesmente não funciona. A dica aqui é focar em um
pedaço do bolo e tentar conquistá-lo.
Se o negócio é uma drogaria de uma pequena
cidade com 30.000 habitantes, o seu dono deve saber com que outros negócios
vai concorrer e qual o índice médio de consumo da população local, lembrando que
a segmentação pode ainda ser feita por idade (crianças, adultos e idosos), por
sexo e por padrão de renda etc..
Mas onde conseguir estes dados para a sua cidade? No site do IBGE há uma
vasta quantidade de informações sobre a população brasileira. É um bom ponto de
partida.