É fundamental que o empreendedor, para ser bem sucedido, desenvolva uma série
de competências que são classificadas como Competências Técnicas, Estratégicas e
Comportamentais.
Neste artigo focaremos as Competências Técnicas.
Como o próprio nome indica, as Competências Técnicas abordam aspetos relativos
ao "como se faz" do negócio, explorando os itens: Comercialização, Vendas,
Atendimento, Técnicas de Produção, Gestão da Qualidade, Otimização dos Recursos,
Controles Financeiros, Formação de Preços, Logísticas e Distribuição.
Todo empresário, inclusive o da pequena empresa, deve procurar aprimorar mais e
mais essas competências.
Estaremos aqui procurando trocar algumas idéias relativas a essas competências
para que esse aprimoramento se torne mais claro e viável.
- Comercialização, Vendas e Atendimento
Essas competências têm sua importância, pois uma empresa que não consegue buscar
conhecer as diferentes maneiras de disponibilizar seus produtos no mercado e
ainda dominar de forma profissional as técnicas de venda, e as estratégias de
comercialização dos mesmos dificilmente terão sucesso no mercado. Ainda aqui é
preciso conhecer o comportamento desse mercado e a visualização de eventuais
oportunidades. Dentro deste enfoque, é preciso lembrar que hoje, devido às
exigências cada vez maiores do consumidor, o atendimento se torna peça chave no
processo de comercialização e venda. Esse atendimento é que poderá encantar ou
não seu cliente, tornando-o um vendedor ativo de sua empresa ou não.
- Técnicas e Produção
Todo empresário, inclusive o das pequenas empresas necessita dominar de forma
tácita e explícita as técnicas de obtenção de seus produtos, seja ele um bem ou
um serviço. Inclusive deve aprimorar constante e regularmente todos os
processos. Desta forma o empresário necessita elaborar um planejamento dos
recursos disponíveis para que consiga um índice de produtividade que torne sua
empresa mais competitiva.
O aprimoramento contínuo torna-se imprescindível para que o empresário consiga
visualizar as novas tecnologias, que a cada dia são disponibilizadas através de
instituições e órgãos específicos, além de procurar participar de cursos que
visam levar até os empresários as técnicas mais modernas e atuais.
- Gestão da Qualidade e Otimização dos Recursos
No que se refere a essas duas competências, há que se concentrar basicamente na
mudança de cultura da empresa ou na gestação de uma cultura organizacional
compatível com o mundo atual. Para tanto o empresário pode fazer uso de algumas
ferramentas que auxiliem no aprimoramento da qualidade de seus produtos ou
serviços e na redução dos desperdícios visíveis ou invisíveis, como por exemplo
os energéticos. Uma ferramenta de fácil aplicação, de resultados quase que
imediatos e que praticamente todos conhecem, são os "5S", ou os cinco sensos
japoneses.
- Controles Financeiros e Formação de Preços
O empresário iniciante ou o que já está com sua empresa em franca atividade
necessita conscientizar-se de que é imperioso separar as contas bancárias: a da
pessoa física da conta da pessoa jurídica. Conhecer e dominar os custos
variáveis e os fixos de sua empresa. Daí irá ser bem sucedido nas análises
financeiras da empresa através dos controles, das previsões e análise do caixa
da empresa. Os parâmetros acima irão subsidiá-lo na formatação dos preços de
seus produtos ou serviços e ainda na determinação do ponto de equilíbrio.
- Logística e Distribuição
Trata-se do conhecimento e do domínio que deverá ter o empresário dos
princípios básicos e lógicos para uma distribuição de seus produtos e
oferecimento de seus serviços, desde a entrada dos recursos necessários até o
atendimento efetivo do cliente.
Concluindo, é necessário ressaltar que o empresário tenha, antes de mais
nada, uma noção bastante clara que ser empresário hoje está longe de ser o
empresário de cinqüenta anos atrás. Lá uma pessoa iniciava um "negócio" e ele
prosperava, quase que naturalmente. Hoje há que se desenvolver de forma
profissional suas competências e as competências técnicas são um importante
conjunto delas.