Pensando , sobre os consultores “de ocasião” que estão invadindo o mercado.
Pensei um pouco mais sobre o assunto e isto me levou a escrever este artigo.
O que leva uma pessoa a desenvolver uma consultoria? Acredito que os três
principais caminhos sejam estes:
- Desejo de desenvolver um negócio próprio e aproveitar o conhecimento
profissional adquirido.
- Profissionais que são forçados pelas empresas a criar empresas para que
sejam contratados como pessoa jurídica, e acabam aproveitando esta empresa
para desenvolver um negócio.
- Profissionais que perderam o emprego e precisam de alguma atividade para
pagar as contas.
Este último tipo de consultor é uma grande ameaça para a atividade de
consultoria séria. Não estou querendo dizer que pessoas que perderam o emprego
não devem fazer consultoria, pelo contrário, se elas possuem uma especialidade
que possam oferecer, minha opinião é que elas deveriam mesmo desenvolver seu
próprio negócio.
O problema é quando, por desespero ou desconhecimento, estas pessoas começam
a se vender sem nenhuma preparação prévia.
Este cenário pode ser observado nos diversos fórums e listas de discussões
disponíveis na internet: pessoas que se identificam como consultores, mas que se
mostram perdidas nos assuntos nos quais deveriam ser especialistas.
Dar consultoria é muito mais que ajudar com algumas dicas e idéias, é fazer
pelo cliente o que ele não poderia fazer sozinho, com qualidade e excelência.
Para quem está começando, sugiro a seguinte preparação ANTES de começar a vender
seus serviços ou se denominar consultor:
- Participe de comunidades online e offline: use estes espaços para
discutir assuntos de seu interesse e especialidade, para começar a se firmar
como um conhecedor da área. Não venda seus serviços por estes meios, deixe
que os outros percebam de forma natural o valor de seu conhecimento.
- Crie sua marca: pode ser inclusive baseada em seu nome, mas deve ser
feita por um profissional. A primeira coisa que seu cliente verá é a sua
marca, e a impressão inicial deve ser positiva.
- Crie seu website: é possível fazer um bom website sem grandes
investimentos. Resista à tentação de aprender a fazer o site sozinho, já que
o resultado não será adequado e o site pode refletir erroneamente a
qualidade de seu trabalho. Faça algo simples, mas bem feito.
- Prepare sua metodologia: antes de falar com qualquer cliente, você
precisa ter toda sua metodologia de trabalho pronta, incluindo processos,
formulários, apresentações e relatórios. Leia e releia todo seu material
para que possa discuti-lo com o cliente sem dificuldade.
- Selecione cuidadosamente seus clientes: provavelmente você se sentirá um
pouco nervoso ou inseguro com os primeiros clientes. Procure fazer seus
primeiros trabalhos em projetos mais simples, nos quais você possa adquirir
experiência como consultor e segurança no tratamento com os clientes.
- Tenha foco em resultados: se você não conseguir mostrar resultados
objetivos e concretos ao final de seu trabalho, dificilmente será chamado
novamente.
- Invista pesadamente seu tempo na qualidade: faça muito bem tudo o que
fizer. É melhor fazer pouco, mas com ótima qualidade, do que atirar para
todos os lados com um trabalho regular. Mostre aos seus clientes um
diferencial de serviço, para que eles sintam confiança em trabalhar com você
no futuro.
Também não há nada de errado em abandonar a atividade de consultoria caso
apareça uma oferta de emprego interessante, desde que você não deixe clientes e
parceiros a ver navios. Uma atitude errada neste sentido, além de antiética,
fechará suas portas no mercado de consultoria no futuro.