Entre as mais difíceis situações que um profissional pode enfrentar dentro de
uma empresa, está o pedido de aumento de salário. E, sem boas razões para
convencer o chefe, o pedido de alta na remuneração pode ficar mais complicado
ainda.
O primeiro passo de qualquer funcionário, antes de sair para um negociação
salarial, é realizar uma análise da própria carreira. Dono da recomendação, o
professor de Gestão em Recursos Humanos da Veris IBTA, Cristiano Luiz Rosa,
ressalta a importância da avaliação pessoal.
"Ao fazer uma autoavaliação, o profissional poderá se criticar, além de
analisar se as metas pré-estabelecidas foram cumpridas. Esse processo serve para
a captação de informações que serão utilizadas na argumentação com o chefe",
explica o especialista. Feito isso, o ideal é conversar com pessoas de confiança
– coach ou familiares – para repercutir a ideia de aumento de salário. É bom,
durante esses encontros, já apresentar os mesmos argumentos que serão
direcionados ao chefe.
Território
É fundamental que a situação do profissional perante a empresa seja
favorável. Segundo a analista de recursos humanos da Global Network, Mônica
Veridiano, objetivos traçados na contratação devem ter sido superados, não basta
participar do crescimento da organização, tem que superar expectativas.
“Para merecer um aumento é preciso provar esse merecimento. Uma boa dica é
pegar dados do crescimento da empresa, aumento do número de clientes, do
faturamento e mostrar como o seu trabalho foi importante para estes resultados.
Também é possível mostrar a evolução da sua equipe e novas ideias que você
propôs e que deram certo”, afirma a analista.
Para Rosa, é importante também visualizar o momento pelo qual a empresa
passa. Investigar se o orçamento da empresa está positivo, se as metas foram ou
estão próximas de serem alcançadas, pois não adianta reclamar sem condições de
ser atendido.
Segundo o professor da Veris, vale a pena, ainda, relembrar os últimos
feedbacks dados pelos superiores. Nos últimos meses, por exemplo, se o
profissional recebeu retornos negativos, será mais difícil ele se munir de
argumentos convincentes. Ponto importante também é a conversa com o chefe, que
deverá acontecer em um local reservado.
Motivos
Motivos pessoais, como ‘meu custo de vida aumentou’, jamais devem ser
utilizados como justificativa para o pedido, já que a empresa não tem nada a ver
com problemas pessoais de seus funcionários. Da mesma forma, ações que
constituem obrigações profissionais devem ser excluídas da lista.
“Chegar no horário, realizar tarefas de sua responsabilidade e nunca faltar
ao trabalho são apenas requisitos básicos para ser visto com bons olhos pela
liderança, mas não servem como argumento para ganhar mais”, considera a
especialista da Global Network. Ela observa que, se o motivo para pedir aumento
foi o recebimento de propostas de outras empresas, oferecendo salários mais
altos, isto deve ser esclarecido durante a conversa, mas não deve nunca ser
usado como chantagem.
“Caso a empresa não possa cobrí-la, verifique se ela pode investir em seu
crescimento profissional, através de cursos, treinamentos e MBA (Master Business
Administration), por exemplo”, acrescenta Mônica. Rosa, da Veris, tem a mesma
opinião. Ao invés de misturar a vida pessoal, o correto é atribuir itens como
área de trabalho valorizada, bom desempenho e qualificação na argumentação ao
chefe. Outro ponto importante é evitar comparação com demais colegas, já que
cada um tem uma competência diferente da do outro.
Observação
Antes de lançar a ideia de aumento ao chefe, descreve Rosa, o colaborador
pode traçar uma estratégia para se algo não sair como o previsto, como ter o
aumento negado, por exemplo. "Caso a empresa ou chefe o convença que o momento
não é de ajuste, não faça escândalo ou recue na sua produção, mas continue
igual. Um pedido de aumento é sempre um alerta para que o chefe veja a aspiração
daquele colaborador em ganhar mais", diz Rosa.
Porém, se a resposta do chefe não for plausível ou os pedidos tenham sido
negados sucessivamente, talvez seja a hora de repensar a carreira dentro daquela
companhia.