Seguros - Para atrair adeptos, seguros residenciais oferecem regalias. Veja algumas
Apesar de barato, custando em média R$ 250 ao ano, levantamento publicado
recentemente pelo Sindicato das Seguradoras (Sindseg) mostrou que o seguro
residencial abrange apenas um em cada dez imóveis no Brasil.
"O grande problema é a falta de costume do brasileiro", explicou há pouco tempo
Adelson Almeida Cunha, membro da Comissão de Riscos Patrimoniais da Federação
Nacional de Seguros Privados e de Capitalização (Fenaseg).
Por conta dessa baixa procura dos consumidores e como forma de atrair adeptos,
empresas começam a oferecer produtos diferenciados, que garantem regalias até
mesmo para os bichinhos de estimação dos clientes.
Indenizações
A Marítima Seguros, por exemplo, possui duas diferentes formas de indenização
para as coberturas de Danos Elétricos/Eletrônicos e Roubo/Furto Qualificado. Em
vez de receber o sinistro (indenização) da maneira convencional, pode-se optar
pela Indenização Expressa (reposição de bens) ou pela modalidade de Vale Compra.
Quando o segurado contrata a apólice, ele especifica quais são os bens
protegidos, os descreve e dá todas as informações necessárias para garantir a
proteção. Uma vez que a modalidade reposição de bens seja adotada, alguns
fornecedores parceiros da Marítima se comprometem a entregar o equipamento à
pessoa, obedecendo exatamente marca, modelo e cor do antigo.
Caso o cliente opte pelo Vale Compra, ele ganha uma carta de crédito no valor
correspondente dos bens sinistrados e a utiliza na aquisição de qualquer outro
produto. A compra pode ser feita tanto pela internet quanto por meio do serviço
de telemarketing, mas somente nas empresas credenciadas na seguradora.
Cuidando dos animais
Já a Porto Seguro foi além de aparelhos eletrônicos e facilidade de reembolso. A
empresa, ao constatar que metade de seus clientes possui um animal de estimação,
decidiu garantir regalias aos bichinhos.
Alguns planos residenciais contratados no Estado de São Paulo dão direito a três
atendimentos veterinários mensais. Além disso, são dados descontos de 10% em
laboratórios e hospitais veterinários credenciados para exames laboratoriais,
diagnósticos por imagem e procedimentos cirúrgicos, decorrentes dos
atendimentos.
Para 2007, a expectativa é ampliar a modalidade, com serviços de banho e tosa. A
seguradora constatou que esses cuidados fazem com que a pessoa leve o bichinho
duas vezes por mês ao pet shop.
"Considerando que cada banho custa mais de R$ 20, uma tosa pode chegar a R$ 50 e
uma consulta gira em torno de R$ 80, de segunda a sexta, e mais de R$ 120 aos
sábados, domingos e feriados, a economia pode ser bastante útil ao bolso do
segurado", afirmou a empresa por meio de nota.
|