Saúde - Planos de Saúde: O que é prazo de carência?
É o período que as empresas de plano
ou seguro saúde estipulam em que o consumidor paga as mensalidades, mas não tem
direito de usar os serviços ou alguns dos serviços contratados. Eu pago e não
posso usar? Isso não é ilegal? . Não. Teoricamente, a razão de existir período
de carência é que as empresas de saúde, com o dinheiro recebido dos
consumidores, sem prestar serviços, faz uma "poupança" de forma que, passado o
período de carência, terá condições de prestar os serviços contratados para
todos os consumidores. Antes de uma lei regulamentar os planos de saúde, as
empresas cometiam muitos abusos como estipular períodos de carências enormes,
dificultando ao máximo o pagamento. Hoje, não é que a questão está resolvida e
tudo é um mar de rosas. Pelo contrário, muitos abusos são praticados, mas pelos
menos começou-se a tentar regulamentar a questão.
A regra é que nenhum plano ou seguro de saúde poderá ter período de carência
superior a 6 meses. Mas como toda regra tem exceção, menos para partos a termo
(gestação superior a nove meses) em que o período de carência é de dez meses,
para os casos de urgência e emergência em que o período é de 24h após a
assinatura do contrato.
No caso de doença pré-existente a questão é mais complicada. Se, no momento em
que o consumidor assinar o contrato, na entrevista qualificada (veja questão 6)
ficar verificada a ocorrência de doença pré-existente, o consumidor tem duas
saídas: ou escolhe um cobertura parcial temporária, nesse caso vai pagar durante
24 meses (que é o período de carência) sem ter direito a cobertura daquela
doença pré-existente, ou escolhe o agravo, nessa hipótese paga mais caro, mas
tem cobertura da doença preexistente, desde que cumprido o período de carência
de 6 meses que como já foi dito, é para qualquer plano.
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