Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Finanças pessoais - Consumidor inteligente garante um bom padrão de vida agora e no futuro 

Data: 30/05/2007

 
 

Saber como gastar de forma inteligente é um dos caminhos mais fáceis para atingir o equilíbrio financeiro. Na grande maioria das vezes, você pode gastar menos sem que isso afete seu estilo de vida, já que muitos dos bens e serviços que você consome podem ser substituídos por equivalentes que custam menos.

Após administrar de forma eficiente os pequenos gastos, saber controlar o instinto consumista pode fazer a diferença no final do mês. Além de saber escolher entre gastos de consumo e investimento, adotar uma postura inteligente na hora de comprar pode melhorar seu orçamento de forma significativa, permitindo que seus sonhos fiquem mais próximos.

Você não precisa de grifes!
A primeira dica é simples: não são os produtos que você compra que definem quem você é, ou seja, você não precisa gastar seu dinheiro comprando artigos de grife para mostrar que é uma pessoa interessante. Existem formas muito mais efetivas de se diferenciar, sem que o dinheiro esteja envolvido.

Resistir a essa tentação pode ser um grande passo no caminho de gastar melhor. Comprar um produto mais caro porque a qualidade é melhor faz sentido, porém uma parte significativa dos artigos de grife não traz um diferencial que justifique o preço cobrado. Será que uma calça jeans que custa R$ 1,5 mil vai durar mais ou é tão superior a uma de R$ 150?

Isso não significa, de forma alguma, que você somente deve olhar o preço na hora de comprar. É fundamental respeitar o seu estilo de vida e os seus sonhos de consumo, mas isso pode ser feito de forma inteligente, sem estourar o seu orçamento.

Cuidado com as novidades
Outra tentação muito comum é partir para o consumo de novos lançamentos. Afinal de contas, você quer mostrar que é uma pessoa moderna, que está sempre à frente de seu tempo. Mas será que comprar um artigo recém-lançado no mercado é a forma mais eficiente de gastar seu dinheiro?

A resposta, em geral, é não. Em primeiro lugar, novidades tendem a custar muito mais caro. Alguém se lembra quanto custava uma televisão a plasma há alguns anos? Por seu um artigo recém-lançado, custava quase o dobro do que custa agora. Detalhe: os modelos mais recentes trazem muito mais funcionalidades, ou seja, o custo benefício é infinitamente melhor.

Outro motivo é técnico. Muitos lançamentos, apesar de serem submetidos a exaustivos testes por parte dos fabricantes, tendem a apresentar problemas que são solucionados em versões posteriores. Quem já comprou um carro recém-lançado sabe exatamente o que isso significa. No final das contas, você não quer pagar mais caro e, além de tudo, ser usado como cobaia.

Olho nas liquidações
Na hora de conseguir uma boa relação entre custo e benefício, é difícil bater as liquidações. É nessa hora que você pode comprar aquele artigo que tanto queria, porém agora por um preço que cabe no seu orçamento. Ter um pouco de paciência e saber esperar a hora certa para comprar podem certamente fazer a diferença.

Isso não significa, porém, que comprar tudo o que achar interessante em uma liquidação é o caminho a seguir. É nessas horas que a tentação aumenta: você tem a oportunidade de comprar várias coisas com um ótimo desconto. Mas antes de comprar, reflita se você realmente precisa do que está adquirindo.

Quem já não foi a uma liquidação e comprou algo que não precisava e que acabou não usando depois? Não é pelo preço ser baixo, que você deve comprar algo que não necessita. Se você pensar bem, as liquidações não foram criadas com o intuito de baratear os produtos para os consumidores, mas sim para vender o que sobrou nos estoques das lojas...

Seja inteligente e viva melhor
O fato de saber controlar suas despesas de forma eficiente não significa que você deve se transformar em um pão duro que não aproveita a vida. Muito pelo contrário, administrar suas finanças de forma inteligente permite que você mantenha ou mesmo melhore seu estilo de vida sem gastar muito.

Assim, ao invés de desfilar seus produtos de grife e contar vantagem falando para seus amigos quanto dinheiro gastou para se auto-afirmar, mostre quão interessante você pode ser, adotando uma postura inteligente e garantindo um padrão de vida adequado não somente agora, mas também no futuro.



 
Referência: -
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :