A conta de água chegou e a única coisa que chama a atenção da maior parte das
pessoas é o valor da fatura. Contudo, segundo a Fundação Procon-SP, esse não é o
único item que merece o cuidado do consumidor. Observar a data prevista para a
próxima leitura do hidrômetro ajuda a evitar dores de cabeça futuras.
De acordo com a Fundação, o possível dia da leitura do mês seguinte consta da
conta mensal de água recebida pelo consumidor. Assim, ao observar a data, o
morador pode deixar uma pessoa disponível para atender ao funcionário da
companhia de abastecimento.
Na impossibilidade de leitura, a empresa fará a cobrança pela média de
consumo faturado dos últimos 180 dias, sendo que a concessionária tem o dever de
informar por escrito o consumidor sobre o impedimento da leitura e a
possibilidade de suspensão no fornecimento, caso o problema se mantenha.
O Procon informa, contudo, que, se a empresa não interromper o serviço após o
terceiro mês consecutivo de impedimento de leitura, deverá efetuar a cobrança
com base no consumo mínimo - cujo valor varia de acordo com a cidade -, sem a
possibilidade de promover cobrança da diferença de valores medidos e cobrados
futuramente.
De olho no bolso
Quando o assunto é evitar gastos desnecessários, a entidade lembra que é
importante verificar se as torneiras não estão pingando, se a descarga está
funcionando adequadamente e se o chamado “ladrão de caixa de água” ou
reservatório de água não está vazando, devido ao mau funcionamento da boia.
Já em caso de viagem, é possível solicitar a interrupção do fornecimento de
água nos casos em que o imóvel estiver desocupado. Entretanto, sugere o
Procon-SP, vale checar as taxas cobradas para a suspensão e religação do sistema
e o valor mínimo para saber qual a melhor opção.