"A hipocrisia dá espaço para as mentiras". A frase é da professora de
Psicologia Organizacional e do Trabalho da PUC (Pontifícia Universidade
Católica), Carmem Lúcia Arruda Rittner.
De acordo com ela, muitas empresas, por exemplo, possuem regras de premiação
aos melhores funcionários que, para atingirem êxito, mentem para fechar um
negócio ou efetuar uma venda.
Além disso, Carmem explicou que a mentira faz parte dos traços da
personalidade da pessoa. Quem se vale diariamente das artimanhas da mentira
acaba deixando a realidade de lado para viver algo irreal, ou seja, se apoia na
falsidade para obter sucesso.
A mesma opinião é compartilhada pela diretora de projetos da Great Place to
Work, Roberta Hummel. Para ela, o "pinóquio profissional" irá seguir sua
carreira apenas em empresas que não prezam a ética e a transparência.
Comportamento
Para Carmem, algo que não é verdadeiro não pode ajudar o funcionário a
progredir na vida. Ele não consegue enganar todo mundo para sempre, e um dia
essa 'maré' pode se voltar contra ele.
"Se alguma coisa na empresa está levando o funcionário a mentir, o gestor
dessa organização deve tomar as providências corretas para identificar a
frequência desses atos errôneos", afirma a psicóloga.
"Ele [mentiroso] precisa apresentar algo que não é verdadeiro, para suprir
algo. Aqueles que têm auto confiança estudam e se esforçam e, consequentemente,
descartam a mentira", completa Carmem.
Roberta, da Great Place to Work, sustenta que, dentro de uma empresa, o ideal
é que as pessoas confiem umas nas outras. Ela diz que "o espaço para mentira
acaba não sendo tolerado dentro de uma companhia séria, que visa a fidelidade
com fornecedores e clientes".
Mentira corporativa
Engana-se, contudo, quem acha que a mentira se resume apenas ao funcionário.
Ela pode ter origem em profundezas muito mais densas, como o próprio gestor ou
na política comumente empregada pela companhia.
"O profissional que trabalha em empresas que não possuem código de ética e de
conduta, uma empresa que permite esse tipo de atitude, pode possivelmente
aplicar esse tipo de comportamento em ações muito maiores. O mentiroso é
incentivado e estimulado por organizações que não se preocupam em ter relações
saudáveis com seus clientes", explica Roberta.