Negócios / Empreendedorismo - Reuniões bem-sucedidas contribuem para o sucesso da empresa
Quem disse que reuniões não são importantes? Claro que são, e elas devem
existir, seja para definir metas e objetivos empresariais, criar sinergia em
equipe, procurar “socializar” a responsabilidade das decisões, dar autonomia a
alguns profissionais, incentivar um brainstorm (“tempestade de idéias”),
alimentar informações sobre o “negócio” e até mesmo para criar assertividade nas
estratégias da empresa.
Mas, provavelmente você que está lendo este artigo é um profissional muito
ocupado e que tem muitas prioridades laborais ao mesmo tempo, não é mesmo?
Quantas vezes você já não disse a si mesmo? “Enquanto estou aqui perdendo o meu
tempo – em caso de reuniões inúteis ou fora de foco dentro do seu conhecimento -
poderia estar executando tarefas de ordem muito mais importante e motivadoras,
nas quais estaria desenvolvendo as minhas habilidades, interesses, competências
e talentos”. Vamos refletir!
Será que toda reunião é mesmo necessária? Ela tem objetivos claros e definidos?
Ela tem um foco fazendo os colaboradores sentirem-se motivados a participar? Ela
é uma prioridade neste momento? Vão marcar reunião somente para impor o seu
“poder” ou é – mais uma vez - a força do hábito? Lembre-se, enquanto os
colaboradores estão numa reunião, eles não estão trabalhando... Nenhuma empresa
deseja desperdiçar dinheiro, tempo e, principalmente, a sua produtividade em
reuniões infrutíferas, por isso é de vital importância que ela seja útil e
alcance o resultado esperado. Pois quando isso ocorre, demonstra geralmente um
alto grau de comprometimento dos demais e favorece o planejamento estratégico de
sua empresa.
É importante, também, que a reunião seja eficaz, porque ela é capaz de ampliar e
fortalecer conhecimentos, atitudes e comportamentos mais assertivos, além de
provocar mudanças. Talvez até possa ocorrer uma quebra de paradigmas em seus
colaboradores.
Se vai participar de alguma reunião ou sempre participa, você pode inclusive
impulsionar sua carreira, já pensou nisso? Entretanto, preste atenção em algumas
dicas importantes:
- Saiba argumentar, dê a sua contribuição, apresente idéias, porém seja
firme, ao mesmo tempo em que você deve utilizar a sua diplomacia e polidez,
além de prezar pela ética em suas respostas. Além disso, é importante ser
objetivo em suas articulações;
- Faça seu marketing pessoal (sem exageros), tenha uma adequada
comunicação interpessoal (tom de voz é muito importante e a forma de se
expressar também, nunca interrompa o seu interlocutor);
- Você deve entender o seu papel em uma reunião e demonstrar o seu
comprometimento com as ações tomadas;
- Suas roupas devem ser adequadas (não precisa necessariamente ser de
marca);
- Busque sinergia, pois a reunião também proporciona aprendizado;
- Seja pontual (isso é de fundamental importância);
- Preste atenção em suas expressões não-verbais;
- Concentre-se na reunião (seja um bom ouvinte), etc.
Agora, se você foi escolhido para liderar uma reunião, preste atenção em
algumas dicas básicas:
- O local é importante, assim como equipamentos apropriados, temperatura
da sala, ruído, ventilação, alimentação se a reunião for longa, iluminação,
disposição dos móveis e equipamentos, sem telefones (inclusive celulares e
bips) e nem outros fatores que causem interrupções, mesas de preferência
redondas, etc. A mesa é uma barreira: por exemplo reuniões em pé (muitas
empresas estão utilizando esta técnica) revelam muito o NÃO-VERBAL dos
participantes, além de quebrar barreiras;
- Cumprir rigorosamente o horário tanto de início quanto de término, por
isso as pautas devem ser muito bem planejadas (marcar tempo para cada
assunto);
- Utilizar o máximo do tempo e o esforço de todos os envolvidos (os
profissionais poderiam tratar do mesmo assunto ou decisão por outro meio de
comunicação? Por exemplo, e-mail, carta, teleconferência, etc. Quais são as
razões principais de sua reunião?)
- Toda reunião tem um objetivo próprio, ou seja, particular. A sua reunião
tem um sentido para acontecer?
- É importante as pessoas saberem o que se espera delas, pois as reuniões
acabam sendo “caras” se levarmos em consideração o trabalho de todos os
envolvidos. Você convocou os profissionais certos? Os itens a serem
abordados na reunião estão em conformidade com os profissionais escolhidos
para participar?
- Pense: sua reunião resultou em ações importantes, no final? Ela
realmente contribuiu?
- Procure registrar os assuntos importantes e ter uma visão compartilhada
(as pessoas gostam de ser ouvidas).
Leitor, procure fazer da reunião algo positivo, fazendo contribuições
importantes, trocando idéias e revelando suas atitudes e competências e também
conhecendo a experiência dos demais. Se você ajudou a decidir algo na reunião,
comprometa-se com a ação. Isso mesmo: faça as coisas acontecerem e demonstre um
verdadeiro comprometimento.
Portanto, pense: você deve causar impacto, mas faça-o de forma positiva. A
reunião é uma oportunidade de você imprimir a sua “marca” dentro da empresa.
Pense nisso!
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