Em um passado não muito distante, para se manter em um emprego, bastava ao
profissional cumprir suas tarefas da melhor maneira possível. Hoje, entretanto,
a realidade é bem diferente e a manutenção do emprego passa por diversas
variáveis, entre elas, o espírito de liderança.
De acordo com o presidente da Slac (Sociedade Latino Americana de Coaching),
Sulivan França, desenvolver características antes restritas apenas aos líderes é
essencial para que as pessoas evoluam na carreira, mesmo que o objetivo não seja
conseguir um cargo de liderança.
“Hoje, as empresas estão com a filosofia de fazer mais por menos. Elas querem
crescer com o menor custo possível, então, é interessante que os profissionais
desenvolvam o espírito de liderança, mesmo que não assumam cargos de gerência”,
explica.
Principais características
Ainda segundo França, desenvolver competências ligadas ao perfil de
liderança, além de ser mais um componente que ajuda a manter um emprego, pode
auxiliar o profissional a se destacar na empresa e a conseguir, por exemplo, uma
promoção.
“Para uma empresa, é muito mais interessante ter um profissional com iniciativa,
com poder de influenciar pessoas, de motivar e agregar, do que um simples
cumpridor de tarefas”.
Dentre os principais atributos que devem ser desenvolvidos pelos profissionais,
ele destaca o planejamento, a organização, a capacidade de se comunicar, de
inovar, além da habilidade em gerenciar, treinar e desenvolver outros
profissionais.
Contudo, vale lembrar que as competências a serem desenvolvidas vai depender da
necessidade de cada pessoa.